Semel: Marabá sediou a 2ª etapa do Campeonato de Karatê
Cerca de 800 atletas de vários municípios do Estado participaram da 2ª etapa do Campeonato Paraense de Karatê, em Marabá, nos dias 20 e 21 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. A competição, promovida pela Federação Paraense de Karatê (FEPAK), teve o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Este foi o primeiro evento realizado no ginásio da 16, como é conhecido, desde que foi revitalizado. As disputas aconteceram em várias modalidades.
“A gente acredita que nesses dois dias cerca de 1.000 pessoas passarão por aqui, entre atletas e familiares. Nosso ginásio é o segundo maior do estado, então, Marabá sempre foi polo de grandes eventos regionais. Vamos retomar isso, para nós é uma alegria. Um evento como esse traz atletas de outras regiões, movimenta a economia da cidade, é bom pra todo mundo e, claro, para os esportistas marabenses que têm a oportunidade de competir no local que reside”, assegura Thyago Ferraz, secretário de esportes.
Joel Araújo, assessor especial da juventude da prefeitura, observa que a realização de eventos esportivos é de fundamental importância para os jovens. Estamos aqui com mais de 800 jovens participando e isso é política pública, essencial para o desenvolvimento e formação da juventude”, declara o assessor.
Agnaldo Medeiros, presidente da FEPAK, enfatizou a qualidade dos atletas marabaenses e das expectativas desta fase do campeonato, que teve a primeira etapa realizada em junho, em Paragominas, e terá a terceira em Tucumã, no mês de novembro.
“Para nós é uma alegria imensa sediar uma das etapas do paraense em Marabá, por saber que aqui tem muitos caratecas, então, para a federação é um imenso prazer. A estrutura oferecida pela prefeitura é muito boa, e incentiva as pessoas a participarem. E eu deixo um recado para os pais, incentivem seus filhos no esporte, o karatê é um dos esportes que mais disciplina”, declara o presidente da FEPAK.
Alexandre Barreto, coordenador do projeto Esporte é Vida, desenvolvido pela Semel, levou cerca de 30 atletas para a competição. A Semel tem dois polos, um funcionando na escola Ida Valmont e outro na Folha 27. “Para o projeto é muito importante porque eles melhoram a autoestima, estão treinando e desenvolvendo cada vez melhor”, disse.
Luís da Cruz, conhecido como Bolacha, levou 35 caratecas da Associação Desportista Ziul para a competição. “É a segunda etapa, dentro de casa. Já viemos de Paragominas com bom resultado, então a expectativa são as melhores, mas o mais importante de tudo isso é uma boa competição, a confraternização entre os atletas”, destaca.
A pequena Maria Isabel Pereira, 10 anos, é uma das atletas que estava ansiosa pelo campeonato. Ela faz parte do projeto da Semel, onde conquistou a faixa amarela e já participou de outras disputas. “Muito importante, eu gosto de participar, de praticar karatê. E também pratico pra minha defesa”, expressa.
Confira outras fotos do evento:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento