Semel: 2º Marabá Cup projeta jogadores para times nacionais
O final de semana foi marcado pelos jogos do 2º Marabá Cup Futebol de Base, que contou com a participação de mais de 1.000 atletas mirins, divididos em 84 times de todo o estado. O encerramento foi realizado na tarde deste domingo, 23, no estádio Zinho Oliveira, onde foram realizadas as finais das categorias Sub-16, Sub-14, Sub-12, Sub-11 e Sub-10.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e foi organizado pelo ex-atleta profissional Marquinhos Marabá. “Essa é a 2ª edição da competição e esse ano tivemos a grata surpresa de recebermos muitas equipes das mais diversas regiões, Belém, Brejo Grande do Araguaia, Parauapebas, Açailândia, outras cidades circunvizinhas e as equipes de Marabá. Esse evento está sendo considerado um dos maiores já realizados aqui em Marabá, destinado ao futebol de base, não só de Marabá, mas do estado do Pará. E hoje, depois de dois dias cansativos, mas com muita alegria e muito futebol estamos chegando nas grandes finais”, comemora.
O evento contou com a presença de vários observadores técnicos, conhecidos como “olheiros”, de grandes times nacionais, como Flamengo, Vasco, Santos e Palmeiras, que vieram assistir os jogos e verificar o potencial de jogadores para fazerem parte dos times de base dos clubes.
Um deles é ‘Balu’, do Santos, que participa pelo segundo ano do evento. “No primeiro ano fui feliz para caramba, onde levei quatro jogadores e três foram aprovados. E eu fiz questão de estar na segunda edição, nessa copa maravilhosa e vou voltar feliz. A gente viu coisas boas, a gente sabe que aqui é maravilhoso, que a terra é fértil, e não só o Santos Futebol Clube, mas os outros amigos de grandes equipes estão felizes com o que vocês mostraram pra gente”, enaltece.
Outro observador técnico bastante satisfeito com o desempenho dos atletas era Sérgio Passarinho, do Palmeiras. “A expectativa é muito grande. A busca continua em relação à parte técnica. A gente viaja, participa das competições e olha sempre a parte técnica. A competição começou há três dias, encerra hoje e o nível técnico está muito bom. Tem muita coisa boa, principalmente nas categorias menores e com certeza ano que vem a gente vai estar aqui de novo”, afirma.
Familiares, amigos e a equipe técnica torceram muito e incentivaram os jogadores que entraram em campo. Uma delas é a autônoma Maria de Nazaré Farias, que estava animada com os jogos. “O time dele não foi classificado, mas mesmo assim estamos aqui no estádio, a torcida toda. Viemos torcer para o time Beira Rio que está jogando agora. Tem o filho da minha vizinha e um sobrinho jogando. É um prazer a gente vir pra ver essa criançada jogar”, comenta a torcedora.
O primeiro jogo foi do Sub-16, com os times Arena Beira Rio e Projeto Educa Mais se enfrentando em campo. O vencedor foi o time do Beira Rio com um placar de 2 a 1, para a alegria do capitão do time, Luís Felipe Nunes. “É muito emocionante participar de um campeonato como esse que o Marquinhos Marabá vem organizando todos os anos. Muito bom estar participando e ver que tem equipes com bastante potencial, jogadores com potencial, grandes equipes que vem de longe para chegar aqui e tentar ganhar alguma coisa. Isso é gratificante demais”, complementa.
Já o segundo jogo foi do Sub-14 com os times Clube da Bola e T10 Sport, que terminou a partida em 1 a 1 e teve que ser decidida nos pênaltis. O vencedor foi o time do T10 Sport que acertou 3 gols. O capitão do time, Lucas Contte, comemorou a vitória. “É uma sensação muito grande, ainda mais para a gente que veio de muito longe, 12 horas de viagem de ônibus, não foi fácil. Começamos o campeonato muito acabados, mas a gente foi continuando e acreditando. Agradeço a equipe técnica, pois sem eles não teríamos chegado aqui”, pontua.
Os outros jogos foram o Sub-10, com os times Remo e Paysandu, de Belém, onde o Remo levou a melhor; o Sub-11 com os times Projeto PSTC e Clube da Bola, ambos de Marabá, onde o vencedor foi novamente o Clube da Bola; e o último jogo foi do Sub-12, entre os times Clube da Bola e Bom de Bola, também ambos de Marabá, onde quem levou o troféu de primeiro lugar foi o Clube da Bola.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio e Jordão Nunes