Semel: Abertura do Campeonato Marabaense de Futebol reúne atletas de toda cidade
Neste feriado de Sete de Setembro, na terça-feira, aconteceu a abertura do Campeonato Marabaense das Categorias de Base, o Marabazinho, realizado pela Prefeitura de Marabá através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O evento foi realizado no Estádio Zinho Oliveira e o Campeonato conta com a participação de 19 escolinhas de futebol em duas categorias, sub 14 e sub 16; 8 equipes femininas; 13 equipes Master; 11 equipes da primeira divisão e 11 da segunda divisão.
De acordo com o titular da Semel, Thiago Miranda, esta edição do Campeonato, que é tão importante para o município, carrega ainda mais expectativa, após a pausa, por conta da pandemia. “A edição deste ano tem algumas novidades: uma premiação histórica, um número grande de clubes inscritos e aproximadamente 600 atletas participando de toda competição. O Campeonato possui 24 clubes, 12 da primeira divisão e 12 da segunda divisão”.
Luciano Dias, vice-prefeito, participou do evento e relata que essa competição reúne grandes clubes tradicionais marabaenses e é uma prova de que a Semel está no caminho certo, incentivando o esporte amador. “Tenho certeza que será um grande espetáculo que vai movimentar o esporte na cidade. Serão três meses de competição e esperamos que todos se empenhem para no final ter uma grande festa do nosso campeão.”
Luciano Dias, vice-prefeito
Segundo o professor de educação física e um dos organizadores do evento, Alexandro Barreto, essa é uma abertura diferente, que une todas as categorias, futebol feminino e masculino, 1ª e 2ª divisão, base e master. “Devido a pandemia ficamos dois anos parados e por isso estávamos ansiosos e com expectativas para o dia de hoje. No evento tivemos a entrada das equipes, banda de música, entrada das bandeiras, discurso das autoridades e queima de fogos.”
Alexandro Barreto
O vice-presidente da Liga Esportiva de Marabá (Lemar), Jovilmar Saraiva, conta que este ano acredita que um dos maiores incentivos aos clubes seja a premiação e o que ela pode trazer de melhoria aos clubes. “Os clubes, os atletas, estão motivados e correndo atrás, após um bom tempo parados devido a pandemia. Mas vejo que estão motivados para levar o prêmio final para casa.”
Jovilmar Saraiva
Caio Eduardo, atleta de 16 anos, joga para o Clube da Bola há um ano e meio. “Treinamos todas às quartas e sextas, o nosso treinador é muito bom e tem um excelente preparo e estamos treinando muito porque queremos muito trazer mais um título.”
Caio Eduardo
Rubens de Oliveira Cavalcante é presidente da Sociedade Esportiva Amapaense, equipe que disputou o jogo de abertura do Campeonato, conta que os atletas estão motivados e em 50 anos de time, a animação só cresce. “Estamos organizando o nosso time, contratamos novas pessoas e estamos confiantes.”
Rubens de Oliveira Cavalcante
Jogo de abertura
Após a abertura, aconteceu o jogo da primeira divisão entre Renegados e Sociedade Esportiva Amapaense, o jogo ficou em 1×1.
Texto: Jessica Brandão
Fotos: Aline Nascimento e Jordão Nunes