SEMEL: ALUNAS DO PROJETO GINÁSTICA PARA MULHERES APRESENTAM MELHORAS NA CAPACIDADE FUNCIONAL
Em 2017, a professora Danielle Vale coordenou uma pesquisa inédita realizada com 18 alunas do projeto Ginástica para Mulheres desenvolvido há 6 anos pela Prefeitura de Marabá/SEMEL.
No estudo as senhoras foram submetidas a testes de Capacidade Funcional com ênfase na flexibilidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e velocidade.
Após dois meses de aulas de ginástica, dança e recreação as alunas foram reavaliadas e obtiveram melhoras significativas em 3 dos 4 testes.
Isso prova o que, a princípio, parece ser obvio, mas um importante fator na prevenção de quedas em idosas precisa ser melhorado: o equilíbrio.
“Muitas alunas procuram a Semel atrás de aulas de dança, mas nós oferecemos mais do que isso. Dançar é importante? Sim, mas somente isso não traz os benefícios que precisamos garantir para que tenhamos uma velhice com independência e autonomia”, afirma a professora.
O estudo faz parte da dissertação de Mestrado que ela está concluindo no Chile.
“A nossa equipe fez um excelente trabalho. Não se faz pesquisa sozinho e o projeto está aberto a outros pesquisadores na área da Educação Física, saúde pública, psicologia, etc”, finaliza Danielle.