Semel: Alunos do Projeto ‘Esporte é Vida’ ganham kimonos para a prática do karatê
Neste sábado, a Prefeitura realizou mais uma ação de incentivo ao esporte, através da entrega de kimonos, que são as vestimentas adequadas para a prática do karatê e outras lutas, para alunos do projeto ‘Esporte é Vida’ da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel).
De acordo com a diretora do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Augusto Bastos Morbach, Cristiane do Carmo Ferreira, ela recebeu uma solicitação na escola para que pudesse separar os materiais que estavam guardados e sem uso, “nessa busca, encontramos kimonos em perfeitas condições e materiais para a prática do karatê e outras lutas e decidimos doar para crianças que estavam precisando. Procuramos a Secretaria de Esporte e realizamos essa doação. Educação é isso, é contribuir para a aprendizagem como um todo.” acrescenta a diretora.
Para Thiago Miranda, Secretário Municipal de Esportes, essa iniciativa do NEI foi muito válida, pois ajudou crianças do projeto que, em sua maioria, não tinham a vestimenta adequada para a prática do esporte. “Dezenas de kimonos foram entregues para esses alunos de 7 a 17 anos que integram o projeto ‘Esporte é Vida’.”
Alexandre Barreto, professor de educação física da Semel e professor de karatê do projeto, conta que além de kimonos foram doados luvas e capacetes para a prática do esporte. “Esse material vai nos auxiliar, dar uma segurança maior e melhorar o nível dos nossos treinamentos. Além de incentivar essas crianças para a melhoria da prática do esporte.”
Edilson Pereira da Silva é pai do Calebe, de 9 anos, que recebeu um dos kimonos doados. “Meu filho está há um mês nesse projeto. A parte disciplinar tem sido de grande importância para ele, o ajudou em casa, na escola. Ele está mais motivado e pratica em todos os cantos de casa.” Calebe Silva, conta que nas primeiras aulas achou os movimentos bem difíceis, mas continuou treinando e está se saindo melhor. “Estou gostando muito das aulas e fiquei muito feliz por ter ganhado esse kimono.”
As aulas de karatê do projeto, com as obras do Ginásio da Folha 16, estão acontecendo na academia Vilhena de Jiu-Jitsu, espaço que foi cedido pelo professor Reginaldo Bocen Coelho. “A equipe Vilhena sempre vai estar de portas abertas para a comunidade e estamos dando todo o suporte para essas crianças e esse projeto.”
Veja a galeria de fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio