Semel: Em construção, piscina semiolímpica que será mais uma grande aliada dos atletas em Marabá
As atividades esportivas em Marabá vão se diversificar ainda mais com a chegada de um reforço que estará à disposição dos atletas nos próximos meses. Trata-se da construção da primeira piscina semi-olímpica municipal ao lado do Ginásio de Esportes Renato Veloso, na Folha 16, núcleo Nova Marabá.
De acordo com o engenheiro civil Kevin Simpson, da empresa responsável pela obra, a construção da piscina está na fase de fundações da arquibancada e escavação da área.
“A nossa próxima etapa será a concretagem da arquibancada e da piscina. A arquibancada terá a dimensão de 31 x 13 com sete patamares”, explicou Simpson.
A piscina semi-olímpica de Marabá terá a dimensão oficial estabelecida pela Federação Internacional de Natação (FINA), sendo 25 metros de comprimento por 20 metros de largura e profundidade de 2 metros. Serão instaladas 8 raias com dois metros de espaçamento entre uma e outra.
De acordo com Thiago Ferraz, secretário municipal de Esporte e Lazer (Semel), a nova piscina vai contribuir na prática de atividades aquáticas de alunos da rede municipal de ensino e também em eventos regionais.
“Essa construção da piscina semiolímpica vai ser muito boa para os atletas. Marabá tem atletas jovens competindo nacionalmente e quem sabe um dia, internacionalmente. A gente tem uma equipe master muito boa em Marabá. Muitos eventos já acontecem aqui. Ano passado teve um campeonato master paraense, a gente tem a tradicional travessia do Rio Tocantins. Então ter uma piscina pública é muito bom para a gente incentivar mais esses projetos voltados para as piscinas”, enfatizou o secretário.
Paulo Alencar, professor de Educação Física e atleta master de natação, parabeniza a iniciativa e diz que há muito esperava uma piscina do município para levar os alunos e incentivar a prática da natação.
“Temos uma necessidade de oito raias com arquibancada e vestiários pois assim podemos sediar eventos nacionais. Temos hoje cinco ou seis atletas muito bons e nossa ideia é, agora com a piscina, trabalhar mais ainda nossa equipe e esse é nosso objetivo. A piscina é nosso anseio há muito tempo, vai alavancar nossa modalidade e nosso foco é encontrar nosso primeiro atleta olímpico de Marabá”, destacou o professor.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra e Arquivo Secom