Semel: Copa Partage de Xadrez reúne estudantes de Marabá e região
Na tarde do sábado (28), estudantes da zona urbana e rural de Marabá e de cidades vizinhas estiveram no Partage Shopping Marabá para uma emocionante competição escolar de xadrez. O evento foi organizado pela Associação de Xadrez Marabá (AXM) e contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).
Sete escolas do município participaram das competições, em modalidade masculina e feminina. Entre elas a Escola Familiar Agrícola de Marabá. A Soraya Batista, 15 anos, foi uma das representantes da EFA na competição feminina.
“A experiência está sendo muito boa e diferente. Eu estou muito nervosa e aí meio que eu não estou pensando direito, mas estou dando o meu máximo. Comecei a jogar na escola faz 2 anos e não tinha tido essa oportunidade ainda. Está sendo muito bom e desafiador”, comenta a estudante.
Jovani de Oliveira Aguiar é o professor de educação física da Escola Familiar Agrícola e conta que a escola iniciou um projeto há dois anos, chamado Xadrez Criativo. “Ele é criativo não só pela dinâmica do jogo, que é um jogo muito dinâmico e criativo, mas porque na escola confecciona peças e tabuleiro. Confeccionadas pelos próprios alunos, as peças. E agora a gente está propondo confeccionar até um relógio alternativo com ampulheta que está na fase de teste”, conta o professor.
Além das escolas da cidade, o evento reuniu unidades de ensino de Ourilândia do Norte e Araguatins do Tocantins. A Sofia de Melo, 13 anos, conta que essa é sua primeira viagem para participar de uma competição. A aluna compete pela escola Deildo Dias da Silva, de Ourilândia, que foi campeã na categoria feminina.
“Eu entrei há dias atrás, então é a primeira viagem que eu estou participando. Meu primeiro campeonato. E eu estou na glória e quero ganhar. Estou achando muito legal. E queria voltar para casa com a medalha de campeã”, comemora a estudante.
O presidente da AXM, Antônio Carlos Silva, ressalta que a ideia de realizar uma competição entre escolas era antiga. “Fazia tempo que eu tinha vontade de realizar essa competição. A ideia é que a gente siga esse contato inicial para que, no ano que vem, haja mais escolas e mais competitividade entre elas”, comenta.
O torneio foi realizado em cinco rodadas, com quatro jogos em cada uma. As partidas eram disputadas com tempo de 15 minutos. “Cada escola tem duas equipes, uma masculina e uma feminina. E cada equipe conta com quatro competidores. No total, aqui, temos 40 meninos e 32 meninas, pois duas escolas acabaram competindo só no masculino”, explica Antônio.
Na competição masculina, o título ficou com a escola Pequeno Príncipe, seguido pela Cristo Rei. O vice-campeão Athos Vieira, 15 anos, comemorou o resultado, destacando o projeto de Clube de Xadrez, que ocorre na escola.
“A gente faz os estudos de xadrez no contraturno. A gente estuda à tarde. Um amigo me incentivou a jogar, joguei, o professor me ensinou, me interessei muito, continuei jogando e hoje estou viciado. Muito bom poder treinar na escola e participar desses eventos”, comenta o estudante.
Confira o resultado da primeira Copa Partage Equipe de Xadrez
Categoria Feminina:
1º Escola Deildo Dias da Silva
2º Escola Madre Teresa de Jesus
3º Escola Pequeno Príncipe
4º Escola Família Agrícola de Marabá
5º Sesi
6º Escola Cristo Rei
7º Escola Judith
8º Escola Plínio Pinheiro
Categoria Masculina:
1º Escola Pequeno Príncipe
2º Escola Cristo Rei
3º Escola Antonina Milhomem
4º Escola CMRio
5ºEscola Deildo Dias da Silva
6º Sesi
7º Escola Madre Teresa de Jesus
8º Escola Plínio Pinheiro
9º Escola Família Agrícola de Marabá
10º Escola Judith
Veja mais:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio