Semel: Pela primeira vez, “Taça Cidade” promove competições de Crossfit
Mais de 100 atletas participaram das competições da categoria
Em comemoração ao aniversário de Marabá, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realiza anualmente, no mês de abril, a Taça Cidade. Neste final de semana, 8 e 9, foi a vez do público prestigiar, de forma inédita, uma competição de Crossfit, modalidade recentemente difundida nas academias e que trabalha várias capacidades físicas, como flexibilidade, resistência física, coordenação motora, velocidade, força, equilíbrio etc. No sábado, o evento iniciou no Ginásio Osorinho, Marabá Pioneira. Já no domingo, as disputas aconteceram na academia de Crossfit “Ducks Box”, organizadora do evento, que teve apoio da Prefeitura por meio da Semel.
De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz, 110 atletas de Marabá e de outras cidades, como Parauapebas, competiram nos 2 dias de evento. Segundo ele, a expectativa é de que 2 mil prestigiem as competições.
“Essa é a primeira vez que o Crossfit entra no evento comemorativo ao aniversário da cidade de Marabá, e está sendo promovido por um parceiro, que é a “Ducks Box”, e a gente entrou ali para dar todo o suporte para que o evento acontecesse, e assim entrou na programação. Esse ano, a gente procurou trazer às competições esportivas, atividades diferentes do usual. Ano passado, a gente fez vôlei, basquete e futsal. Esse ano, a gente trouxe modalidades diferentes, como crossfit, ginástica artística, ‘mountain bike’, corrida de rua, tênis de mesa, skate. Então são coisas que fogem do usual para contemplar outras modalidades esportivas e isso só vem afirmar o esporte como um todo”, enfatiza.
Em Marabá, somam-se mais de 10 academias especializadas na modalidade de Crossfit. Um dos organizadores do evento, o educador físico e instrutor de Crossfit, Bruno Cabral, 27 anos, revela que ainda existe interpretação incorreta sobre a modalidade.
“A importância desse evento é disseminar o que é o Crossfit e agregar conhecimento, porque há muito tempo a galera tem a visão errada. Muitos acham que é só jogar pneu, e na verdade não é. É uma modalidade esportiva que agrega vários conhecimentos técnicos como ginástica, LPO, condicionamento físico e metabólico, ganho de massa, perda de gordura, definição e qualidade de vida. Então, o que a gente tenta trazer à população é simplesmente a qualidade de vida. Hoje o mal do século é o sedentarismo, obesidade etc, o que pode ser evitado por meio de atividades físicas como o crossfit”, destaca.
Para o Policial Militar Pedro Rodrigues, 38 anos, praticante de Crossfit há 4 anos, a modalidade trouxe à tona diversos benefícios à ele. “O Crossfit proporciona bem-estar e saúde. Eu considero esse esporte muito completo, pois proporciona uma vida diferenciada e saudável, com potência e ganho de massa muscular, coordenação motora, aumento de cardiovascular. Pra mim, o condicionamento físico melhorou demais. Isso aqui é viciante, e para quem gosta de desafio como eu, o Crossfit não tem outro igual”, ressalta.
Se para uns o Crossfit é desafiador, para outros, é um estímulo para ultrapassar as limitações. “O crossfit veio para agregar muitas coisas. Profissionalmente, ele abre a visão em relação ao treinamento. Nessa questão competitiva, é legal porque eleva teu pensamento sobre limites. Você consegue superar os limites e o condicionamento físico de uma forma que você não consegue imaginar”, afirma o educador físico Felipe Lyncoln, 33 anos, praticante da modalidade há 5 anos.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio