Semel: “Xadrez no Shopping” anima curiosos e adeptos do esporte
A noite do último sábado, 12, foi de muito raciocínio lógico, estratégia e claro, diversão. É que neste sábado (12) a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), em parceria com o Shopping Partage e associações de xadrez de Marabá, realizou o evento “Xadrez no Shopping” para os amantes e curiosos da modalidade.
“É um evento muito legal, O Shopping Partage nos chamou e a Semel ajudou a abrir o espaço para o pessoal do xadrez poder jogar, reunir a turma e fazer com que novos adeptos venham aprender a prática desse esporte. Disponibilizamos a estrutura como mesas, toalhas e o pessoal da associação entrou com o tabuleiro, peças, relógios e o pessoal”, explica Thyago Ferraz, coordenador da Semel.
Um desses jogadores foi o pequeno Davi Melo, 10 anos. Ele conta que aprendeu a jogar xadrez aos 5 anos com seu avô e aproveitou a oportunidade para fazer amizades e jogar com outras pessoas. “Eu ainda jogo com meu vovô pelo celular, ou quando visitamos ele. Mas é muito legal poder jogar aqui no shopping. Chegamos e ficamos esperando e apareceu aquele menino para jogar comigo”, comenta.
A ação contou com oito mesas que ficaram disponíveis das 17h até o fechamento do shopping. Representantes da Associação de Xadrez Marabá também esteve no local para auxiliar jogadores e curiosos.
“Tivemos aqui muitos simpatizantes. Surpreendemo-nos com a quantidade de crianças. Também tivemos muitos que já praticam xadrez há algum tempo. Com esse pontapé que estamos dando, através dessa parceria, vimos o interesse de muita gente em conhecer os segredos da arte da prática do xadrez”, comenta Antônio Carlos, presidente da Associação de Xadrez Marabá.
Ele conta que a cidade irá realizar alguns eventos oficiais da Confederação Nacional de Xadrez a partir de abril. “Acreditamos que isso ajudará a obter frutos futuros para nossa região”, comenta Antônio Carlos. “A porta está aberta para que possamos realizar futuramente eventos e competições a nível municipal, estadual e nacional na cidade”, confirma Thyago Ferraz.
Campeão paraense
A ação atraiu o campeão paraense de xadrez, Luiz Guilherme, 22 anos. Atualmente ele cursa engenharia elétrica em Marabá e garante que deve parte disso ao xadrez. “Jogo xadrez desde 2014. Tenho uns 8 anos de esporte. Eu estudava em escola pública quando o xadrez chegou para mim. Era uma escola muito carente, posso dizer que o xadrez me tirou de algumas enrascadas. Estava indo para um caminho errado naquela época e graças ao xadrez eu consegui consertar meu caminho e trilhar por uma estrada mais esperançosa”, conta.
“Fora isso o xadrez melhorou muito meu foco, concentração, velocidade de tomada de decisões. Coisas que ajudam em qualquer área da vida”. Luiz foi campeão da categoria absoluto. Está é a categoria do xadrez que disponibiliza a maior quantidade de tempo para tomada de decisões. “Das três categorias do xadrez é que a pessoa tem mais tempo para pensar, para refletir e formar as jogadas”, explica.
Ele conta que foi para o evento para treinar algumas jogadas com um amigo e quem mais quisesse e elogiou a iniciativa. “É uma ação muito interessante por parte dos envolvidos, porque o xadrez, apesar de ser um dos esportes mais praticados do mundo não tem tanta visibilidade com o grande público. Uma das dificuldades é capturar novos esportistas dessa arte que é o xadrez. Normalmente quem conhece se apaixona e continua”, garante.
E também deixa um conselho. “Conselho para as crianças e jovens de Marabá, comecem a jogar, porque só tem benefícios, nunca há perda de tempo no xadrez”, conclui.
O xadrez é hoje um dos cinco esportes da mente reconhecidos pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA). Reconhecido mundialmente como um melhorador das habilidades intelectuais e desenvolvedor das habilidades cognitivas.
Texto e fotos: Osvaldo Henriques