Semel: Marabá recebe projeto “Futebol formando Cidadão”, que vai garantir escolinha de atletas no bairro Santa Rosa
Neste sábado, 4, o Ginásio Osorinho, ao lado da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, Marabá Pioneira, foi sede do lançamento de mais um projeto esportivo voltado a crianças e adolescentes de 25 municípios paraenses. É o “Futebol formando cidadão”, que em Marabá vai atender 70 crianças do bairro Santa Rosa. Ele é o 6º programa de esporte e cidadania que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) recebe, em parceria com o Ministério do Esporte e Governo do Estado.
No evento de lançamento, estiveram presentes os presidentes das entidades esportivas envolvidas no projeto, como a Associação de Ligas Esportivas do Estado do Pará (Alidesp), Associação de Ligas Esportivas de Carajás (ALCA), Liga Esportiva de Marabá (LEMAR), Tapajós Futebol Clube (TFC), além de representantes da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, deputados e vereadores. A cerimônia também recebeu a presença de nove professores instrutores dos municípios que serão contemplados com o programa, como Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Dom Eliseu, Sapucaia, Bannach, Floresta do Araguaia, Mãe do Rio e Abaetetuba, bem como dos 12 instrutores, que atenderão Marabá, e as 70 crianças e adolescentes contemplados, acompanhados dos pais e responsáveis.
O projeto é custeado por meio recurso de Emenda Parlamentar Federal do deputado Airton Faleiro, por meio de convênio com a Alidesp, realização da TFC e apoio institucional da Semel, em Marabá. O principal objetivo é oferecer oportunidade, por meio do esporte, da inserção social de jovens e adolescentes, além de influenciar o surgimento de atletas profissionais da região.
“É um recurso de emenda parlamentar de nossa autoria, que eu transferi pro Estado e então ele faz o convênio com a Alidesp, e o município apoia também! E esse projeto, ele banca os instrutores, o deslocamento, e o equipamento esportivo. Mas o mais importante é dizer que ele é um projeto que cria uma oportunidade para, através do esporte, de repente surgir daí atletas profissionais, como por exemplo, para jogar no Águia, ou jogar num time do estado do Pará, como Remo, Payssandu. E nós estamos muito felizes de ver que esse projeto tá dando certo”, ressaltou o parlamentar.
Para o Secretário de Esporte e Lazer de Marabá, Thyago Ferraz, não há dúvidas de que a iniciativa só tem a contribuir. “É um projeto 100% gratuito, um projeto social esportivo e vai acontecer no campo ‘Del Cobra’ do bairro Santa Rosa. É muito importante para Marabá esse tipo de projeto, pois vai dar oportunidade para crianças carentes, que não têm condições de pagar uma escolinha, poderem usufruir do projeto, que vai trazer ensinamentos, tanto relacionados ao esporte, quanto à cidadania”, explana.
O coordenador do Programa em Marabá, João Salvador Gomes, presidente da Lemar e ALCA, afirma ser algo inédito na região. “Marabá foi agraciado com essa escola, onde serão agraciados os 70 alunos, de 11 a 15 anos de ambos os sexos, no bairro Santa Rosa, que é um bairro carente. Tudo será custeado através de emenda parlamentar, como uniforme, chuteira, bola, pagamento de instrutores, e os alunos não vão pagar nada. Eles serão beneficiados durante um ano com esse projeto, nas terças, quintas e sábados, no campo Del Cobra”, complementa.
O educador físico Saulo Rafael Santos, 30 anos, promete empenhar-se para promover o crescimento das crianças no esporte. “Estamos muito felizes por nos confiarem em um projeto que irá atender um público, que muitas vezes não é lembrado. Então assim, a gente pretende desempenhar e se dedicar também ao máximo para que dê tudo certo”, garante o instrutor.
Para o presidente do Tapajós Futebol Clube (TFC), Sandeclei Monte, é gratificante lançar, em mais municípios, um projeto esportivo voltado às crianças e adolescentes, de forma gratuita.
“Na verdade, a gente fica muito feliz de estar aqui em Marabá, no Sudeste do Pará, fazendo o lançamento desse projeto, já que nós estamos falando de 10 escolinhas aqui na região, e hoje nós estamos num montante de 25 escolinhas, e já fizemos o lançamento de 15. Agora vamos fazer o lançamento de mais 10. Para a gente é um orgulho muito grande. O Tapajós Futebol Clube está entrando em todas as regiões do estado do Pará. Nós estamos no interior, bem distante, e vamos fazer com que façam um trabalho de excelência e trabalhe uma equipe profissional, para que a gente leve esse projeto adiante, e que tudo dê certo, para que a gente possa continuar por anos e mais anos”, pontua.
A dona de casa Ingrid Farias, 45 anos, mãe do pequeno Marcos Samuel, um dos 70 contemplados pelo projeto, não esconde praa felicidade de ver o filho dentro da escolinha. “Eu me sinto honrada em saber que um filho vai participar de um grande projeto, porque o sonho dele é ser um jogador. Então, ele está muito feliz e eu acho que é muito importante para a criança, para o desenvolvimento e quem sabe, no futuro, representar um grande jogador de Marabá”, expressa.
Para os alunos do projeto, Moisés Santos e Samira Marques, será uma oportunidade de aprender futebol e quem sabe, serem grandes atletas no futuro.
“É bom porque quando eu jogava num time, eu era ruim, mas com esse projeto é uma chance de ficar famoso como jogador e ajudar minha família”, disse Moisés.
“Vai ser muito divertido. Tenho muitos colegas aqui e pretendo ser uma jogadora de futebol”, declarou Samira.
Outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Jéssika Ribeiro /Sávio Calvo