Semel: “Ginástica para mulheres” está de volta em mais de 20 espaços públicos do município
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) está de volta com vários projetos esportivos e de bem estar pela cidade. Um deles é o “Ginástica para mulheres”, que retornou às atividades na segunda, 30, e leva qualidade de vida a cerca de 1.500 mulheres em todos os núcleos de Marabá e também na Zona Rural.
“O projeto ‘Ginástica para Mulheres’ é o nosso carro-chefe dentro da Semel. Para nós é uma alegria dar início aos trabalhos de 2023 em mais de vinte polos espalhados pela cidade. E a gente vê a alegria da mulher em participar. É um banho de autoestima e saúde. Justamente para ter energia na rotina diária”, ressalta o Secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz.
Atualmente, professores de Educação Física e estagiários na área, atuam no projeto. As aulas são gratuitas e não há necessidade de inscrição. Para interessadas basta comparecer a um dos polos no horário das aulas e participar.
A professora Tina Chaves está há 9 anos no programa e afirma que a mulherada está sempre animada, pois é um momento em que trabalha a autoestima, além da saúde.
“É um projeto que trabalha não só a prevenção, mas trata depressão, doenças crônicas e etc. E na nossa primeira aula de 2023, a gente vem com muitas novidades, como dinâmicas mais lúdicas. As participantes sempre divulgam às outras mulheres e relatam o quanto faz bem fazer atividade física e o quanto melhorou na vida delas”, explica.
A professora destaca que é trabalhado um pouco de tudo, sendo a ginástica aeróbica, a principal. Além de exercícios localizados, ritmos para dar aquela alegria, zumba e outros mais.
A professora aposentada Cleide Marina, 68 anos, participa há 5 anos das atividades e afirma que é essencial a terceira idade se envolver em projetos como esse.
“É minha vida aqui, porque a gente da terceira idade precisa desse espaço e desse incentivo. A gente participa justamente para ter mais qualidade de vida e mais visibilidade. Eu gosto desse espaço, por causa desse cuidado com a gente da terceira idade. Porque se eu fosse para uma academia, às vezes não seria muito adequado pra mim. E aqui temos todo o acompanhamento com os profissionais. Eu estou muito feliz aqui”, expressa.
Serviço
O projeto “Ginástica para Mulheres” está presente em toda cidade e é realizado de segunda a sexta, nos seguintes polos, endereços e horários:
Nova Marabá
Ginásio da Folha 16 – 17h30min
Igreja Santa Terezinha – 18h
Escola Maria de Jesus / Folha 35 – 18h
Folha 33 -18h30min
Cidade Jardim -19h30min
Escola José Flávio – 18h
Marabá Pioneira
Praça São Félix de Valois – 6h
Z-30 – 19h
Cidade Nova
Amapá – 18h
Praça São Francisco – 18h
Laranjeiras – 18h
Praça da Liberdade – 18h
Associação Margaridas – CAJUM – 18:30h
Escola Doralice – Vale do Itacaiúnas – 18:30h
Obra Kolping – 19h
São Félix e Morada Nova
São Félix Pioneiro – 19h
Pista de Caminhada São Félix – 18h
Residencial Tiradentes – 18h
Morada Nova – 19h
Murumuru – 18h
10 profissionais estão envolvidos nas aulas do Ginástica para mulheres.
A depender do treino planejado, cada aula pode durar de 40 a 60 minutos.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes