Semel: Ginástica para mulheres está disponível em 20 polos
Assim que o sol se põe, logo após o horário de expediente, elas começam a se exercitar. O município de Marabá conta hoje com 20 polos do Projeto Ginástica para as Mulheres, que disponibiliza aulas de zumba para mulheres em locais acessíveis. Os professores ensinam os movimentos da dança e também auxiliam na postura, alongamento e respiração das participantes.
O projeto é completamente gratuito e não é preciso inscrição, basta comparecer na hora das aulas, em um dos locais disponibilizados. Apesar do nome e da maior parte da demanda ser feminina, homens também podem participar.
No Ginásio do Dequinha, até 200 mulheres chegam a participar das aulas que ocorrem toda terça e sexta, de 18h às 19h.
Neide Araújo, 54 anos, só descobriu as aulas agora por influência das amigas que a convidaram. “Comecei há 6 semanas apenas e só faltei um dia porque estava com sintomas de gripe e dor de cabeça. Isso aqui é muito bom, tira o estresse, melhora o físico, a disposição”, relata a dona de casa.
Ela conta que no começo, devido ao sedentarismo foi difícil, mas hoje vê muitos benefícios. “Primeiro dia cansei muito. Mas depois foi só prazer. As dores no corpo diminuíram. Antes não conseguia nem me abaixar”, conta.
Já a costureira Rita Osório participa desde o início do projeto, que no Dequinha foi há 6 anos. Ela é uma das coordenadora do Grupo de Mulheres Arco-Íris, que deu início ao projeto no bairro e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) que disponibiliza os professores e a estrutura.
“A professora é Nota Dez, ajuda nas dificuldades, trata todos bem. Não temos do que reclamar é um prazer vir aqui toda semana. Por isso sempre lota”, destaca.
De acordo com Jaqueline Silva, da coordenação do Ginástica para Mulheres, o projeto consegue atender mil mulheres em todo o município com a ampliação de polos, a exemplo do Bairro Araguaia (segunda e sexta-feira, às 18 horas) e na zona rural, na Vila Murumuru e na Vila Sarandi.
Serviço
- Na Nova Marabá, o projeto acontece no Ginásio da Folha 16, na Cajum (próximo à Equatorial Energia); na Folha 33 (Galpão do Ronaldo da 33); no Residencial Cidade Jardim (rua ao lado da Panificadora Galeria do Pão) e no Bairro Araguaia (na Escola Flávio Alves).
- Na Velha Marabá, na quadra onde é realizado o Festejo Junino.
- Na Cidade Nova, no Amapá (Associação de Mulheres); na Praça São Francisco, no bairro Laranjeiras (Ginásio Deuzuita), na Liberdade (praça da Liberdade e na obra Kolping), no Jardim União (anexo do Cras), no Carajás (Associação de Moradores) e na Escola Doralice.
- Em São Félix, na Praça dos Sonhos, na Quadra do São Félix Pioneiro e na Quadra do conjunto Tiradentes
- Em Morada Nova, no Ginásio Herlon Carlos.
- Na Zona Rural, na Vila Murumuru e Vila Sarandi.
A Secretaria de Esportes (Semel) funciona no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento