Semel: Ginástica para mulheres beneficia mais de 650 mulheres
Sair do sedentarismo e ir em busca de qualidade de vida é o que tem motivado centenas de mulheres marabaenses a participar do projeto Ginástica para Mulheres, da Secretaria Municipal de Lazer (Semel). Uma infinidade de benefícios é relatada por quem trocou o sofá de casa por uma hora de atividade física. Atualmente, o projeto que vem sendo retomado em todos os núcleos da cidade já conta com 10 polos e vive a expectativa de reabrir o 11º, desta vez no bairro Laranjeiras. São mais de 650 mulheres atendidas.
“É um projeto que a gente encontra mulheres gratas, já que é um projeto específico para o atendimento e saúde da mulher. Então as mulheres melhoram autoestima, habilidades que antes elas não desenvolviam e hoje conseguem desenvolver. A gente percebe no rosto e nos olhares delas a gratidão. Nossa meta é atender o máximo que a comunidade pedir. Estamos abertos aos pedidos, até o final do ano queremos atender 1.000 mulheres”, enfatiza Jackeline Reis, coordenadora do projeto.
Aos fins de tarde, a vocalista Francisca Pereira, a santinha do forró, 57 anos, troca o arrasta pé por outros movimentos corporais com um único objetivo: saúde e bem estar.
“A ginástica é saúde, benefício para tudo, para o nosso corpo, nossa mente. Sai o estresse, comorbidade. Teve muita mudança, de equilíbrio emocional, novas amizades, e foge da rotina do dia a dia, é muito bom”, ressalta a cantora.
vocalista Francisca Pereira, a santinha do forró, 57 anos
Cristiane e Geovana Silva, mãe e filha, estão juntas no projeto. A mãe de 36 anos é uma amante das atividades físicas e a filha de 9 anos sempre que pode acompanha.
“A ginastica ajuda a controlar os hormônios e nesse momento de pandemia é muito bom que ajuda a movimentar o corpo, a desestressar. A Geovanna desde os 6 anos tem problema de saúde e tem de desenvolver atividades físicas, e na ginástica encontrei essa oportunidade”, comenta a funcionária Pública.
Cristiane e Geovana Silva
“Participo porque é divertido, agita o corpo bastante” comenta Geovana sobre a dança.
A Ginástica para mulheres acontece nos seguintes polos, dias e horários:
No núcleo Cidade Nova, às aulas acontecem às terças e quintas na Praça São Francisco às 18h. Já na Liberdade, às segundas e quartas, às 18 horas, na praça e às 19h na Obra Kolping. No bairro Amapá, a ginástica está marcada para terças e sextas, às 17h, no prédio da Associação das Mulheres.
Na Velha Marabá, os encontros são às terças e quintas às 19h, na quadra de esporte da colônia Z-30. Já na Nova Marabá, os encontros acontecem na Praça da Folha 16, com a rotatória da Folha 20, às 17h30, nas segundas e quartas-feiras. Na Cajum, folha 21, é realizada às segundas 18h30 e na quinta às 18h. Por outro lado, na Folha 33, acontece às terças e sextas, às 18h.
Ainda na terça, acontece em Morada Nova, às 19h, e nas sextas às 18h, no Ginásio Erlon Carlos, enquanto no Residencial Tiradentes, o projeto funciona às terças e quintas às 18, na quadra de esportes.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio