Semel: Alpha é o campeão marabaense de Handebol
Neste domingo, 11, aconteceram as semifinais e a grande final do Campeonato Marabaense de Handebol, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). A programação ocorreu no Ginásio Erlon Carlos da Silva, no distrito de Morada Nova. Com placar de 24 x 20, Alpha, da Nova Marabá, venceu o Metropolitano.
“A gente se preparou, voltamos a treinar esse ano, tem seis meses. A competição em si toda, serve para fomentar e trazer o handebol de Marabá de volta… está ajudando a aumentar, a divulgar o esporte, mostrar para a juventude”, destaca o técnico do time Alpha, fundado em 2018, Marcos Pacheco.
A competição conta com 09 equipes masculinas e 04 femininas. A final do feminino acontecerá na próxima quinta-feira (15).
O Metropolitano, time vice-campeão, é do bairro Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova, e tem mais de 12 anos de história. Dawson Araújo, jogador, agradeceu a Semel pela realização do evento. Para ele, o torneio também é importante por fomentar a modalidade na cidade, despertando interesse por ela entre as crianças.
“É de suma importância porque nesse municipal participaram nove equipes, mais do que o esperado. Então, a gente está vendo muita gente que tinha parado, que da época da escola não teve mais como praticar, voltando. Então, isso é muito importante não só para o esporte mas para a sociedade”.
O Secretário de Esportes de Marabá, Thyago Ferraz, avalia que a competição ajuda o esporte a ter novamente um espaço de interação, após os impactos causados pela pandemia, que prejudicaram o calendário esportivo não apenas nessa modalidade.
Neste ano, a secretaria realizou competições de outras modalidades esportivas, como o futsal, por exemplo, a fim de proporcionar as equipes esse incentivo, fora a realização da Taça Cidade Marabá que contemplou outros esportes.
“Esse ano, a Semel tem feito muitas competições municipais em várias modalidades esportivas. Para o leque de competições que a gente está fazendo a avaliação é positiva. A gente está ainda chegando ao final do ano e concluindo competições. Marabá sempre teve um número grande de praticantes de handebol, atletas excelentes, inclusive que participaram de competições nacionais”, explica o secretário.
O ex-atleta Andrei Bocalon, de 28 anos, aproveitou o domingo para assistir as finais do campeonato. “A Semel está de parabéns pelo campeonato. É um esporte que tem um público bastante grande dentro da cidade, mas são poucos campeonatos ainda. Então, é de grande importância para o público, que pratica, ter sempre esse fomento do esporte”, avalia.
Atleta de handebol há dois anos, Iáscara Ramos, de 21 anos, também foi ao Ginásio Erlon Carlos da Silva para assistir as finais do campeonato. Ela comenta que o espaço é importante para a descoberta de novos talentos.
“É bom abrir portas porque a gente costuma sair muito de Marabá para poder jogar fora. Então, trazer o handebol para dentro da nossa cidade é muito bom. Não sabia que ia dar tanta gente. Acaba que é uma surpresa e descoberta de novos atletas, que não têm a oportunidade, não têm muitos clubes em Marabá. Então, com esse campeonato, realmente abriu portas para a gente conhecer mais atletas e até trazer para dentro da nossa equipe”, explica.
Na próxima quinta-feira, 15, acontecerão as finais do futsal e em seguida do handebol feminino, no Ginásio Osorinho, a partir das 19h30.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio / Divulgação