SEMEL: MAIS DE 160 PARTICIPAM DA GINÁSTICA PARA MULHERES EM MORADA NOVA
Em Morada Nova, mais de 160 mulheres de várias idades estão participando do Projeto de Ginástica para Mulheres desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer- Semel. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira, (18), às 18h, e movimentou o Ginásio “Erlon Carlos da Silva”.
O projeto é prioritariamente para mulheres acima de 30 anos com atividades de ginástica, dança, recreação e lazer. A professora de Educação Física Daniele Vale, da Semel, é quem está a frente do projeto e frisa que os benefícios vão muito além de estética.
“Melhora autoestima, melhora condição de saúde. Temos vários relatos de mulheres que perdem peso, saem da depressão. Tem umas que vem só pra sair de casa. É uma convivência com outras pessoas, e esse momento é de descontração”, explica Daniele.
O secretário Elói Ribeiro está acompanhando o projeto de perto, e se surpreendeu com a demanda do polo de Morada Nova, onde funcionam duas turmas. Segundo ele o objetivo é levar o projeto para outros bairros. Ele informou que além de Morada Nova, o projeto já funciona no Ginásio Renato Veloso, na folha 16 e na Associação dos aposentados, no bairro da Liberdade. O próximo a ser contemplado será o bairro das Laranjeiras, com as mulheres do grupo Arco Íris da Justiça, onde funcionará no ginásio “Dequinha”. O projeto deve chegar ainda, aos bairros São Félix e no Residencial Tiradentes.
“A gente sabe que vai trazer uma qualidade de vida e saúde. A gente acompanha elas, vemos a alegria delas quando apresentam os exames para as professoras com resultados dando positivos. Foi uma iniciativa nossa retomar o projeto com o apoio do prefeito Tião Miranda, na contratação de professores de Educação Física”, enfatizou Elói.
A professora Daniele Vale explica que o projeto vai muito além de exercício físico, trabalha outras áreas da vida das mulheres.
Dona Anália, dos Santos, de 61 anos, está animada com a retomada do projeto. “Minha saúde é muito importante. Eu quero viver mais uns dias, é muito bom”, ressaltou a idosa. Já Rosilda Maria, diz que a ginástica é uma conquista das mulheres do distrito e aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde do corpo. “É uma coisa muito importante para nossa comunidade. Hoje com essa questão de obesidade e com tantos problemas de saúde que a gente tem, a atividade física é essencial”, afirma a servidora pública da educação.