Semel: Nove equipes participam do Campeonato Marabaense de Futebol Feminino 2019

A bola já está rolando no Campeonato Marabaense de Futebol Feminino de 2019. O torneio, organizado pela primeira vez pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), terá jogos ao sábados e domingos, no Estádio Municipal Paulo Marabá e no Campo Piçarrão. Com exceção da rodada inaugural que aconteceu nesta quinta-feira (17).

Ao todo, nove equipes participam da campeonato, sendo duas indígenas, Parkatejê e Kojakati. Na rodada de abertura, a equipe Parkatejê venceu o Itacaiunas por 4 a 1 e a equipe do Liberdade venceu o Ziul por 2 a 0, em jogos realizados no Campo Piçarrão. No sábado (19), as Meninas da Vila ganharam em cima da equipe do Bangu por 2 a 1. A Prefeitura presenteou os times com meiões e bolas para o treinamento.

A professora da Semel e organizadora do campeonato, Danielle Vale, ressalta a importância da secretaria oferecer esse campeonato para o público feminino. “É fundamental que possamos promover as políticas de esporte para a mulher. Principalmente na época do Outubro Rosa, incentivando- as a cuidar da saúde. Estamos muito contentes pelo número de inscritas, um movimento de mulheres muito grande que está conseguindo se organizar para participar do evento”, ressalta.

Danielle Vale, professora da Semel

A próxima rodada ocorrerá no sábado, dia 26, com início às 15 horas, no Campo Paulo Marabá, na Folha 16. Com o jogo das atuais campeãs, Estrela de Ouro enfrentando a equipe do Kojakati. A competição segue no domingo (27), às 8h30, no Campo Piçarrão. As equipes estão divididas em dois grupos, sendo que os dois primeiros de cada grupo passam à semi-final. As semifinais ocorreram no dia 24 e a grande final está marcada para o dia 1º de dezembro, no Zinho Oliveira, às 9 horas.

Marabazinho

O Campeonato Marabaense das Categorias de Base, o Marabazinho, está na reta final. O torneio que também passou a ser organizado pela Semel em 2019, terá as finais realizadas entre os dias 2 e 3 de novembro, no Estádio Zinho Oliveira. Na categoria sub-12, a grande final será entre o Arena Marabá e o Marquinho Marabá.

As semifinais da categoria sub-14 acontecem nesta terça e quinta (22 e 24), sempre às 18h30, com o jogo entre Marquinho x Beira Rio; e Parkatejê x Clube da Bala, respectivamente. Já as semis do sub-16 serão entre Marquinho x Águia de Marabá; e Transamérica x Camisa 10 que acontecerão no sábado (26) e terça-feira (29), às 8h30.

O secretário de esportes, Eloi Ribeiro, destaca o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria. “Desde que assumimos a Semel, tínhamos o projeto de tomar a frente dessas três categorias: base, máster e feminino. Esse ano demos esse pontapé inicial. Para nós, da Semel, que somos comprometidos com o esporte e vemos a satisfação dos próprios serve como incentivo para ano que vem fazer melhor ainda”, informou, ressaltando o lado social. “O esporte tira as crianças das drogas, propicia lazer, melhora na saúde. É uma forma da Prefeitura, através da Semel e incentivando esporte, ajudar a população nessas questões”, conclui.

Secretário de Esportes Eloi Ribeiro

Texto: Osvaldo Henriques