Semel: Participantes do Projeto Ginástica para Mulheres brincam carnaval no I Zumba Folia
Mais de 300 mulheres participaram do I Zumba Folia, nesta quinta-feira (28), na área da Academia Supere, na Rodovia Transamazônica, Cidade Nova. Trata-se do carnaval do projeto Ginástica para Mulheres, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que a cada dia engaja mais participantes, colaborando para saúde de mulheres acima de 30 anos, por meio da atividade física.
A professora de educação física da Semel, Daniele Vale, afirmou que o I Zumba Folia foi resultado de um convite da academia Supere, já que o projeto tem parcerias com várias academias. “É um espaço diferente, muito legal, com palco e som, em um dinâmica também diferente que é o carnaval. A gente conseguiu integrar alunas de vários polos. Nós temos aqui mulheres do Bairro Laranjeiras, Amapá, da Casa da Juventude e do Ginásio da Folha 16”, ressaltou.
O projeto Ginástica para Mulheres é voltado para pessoas acima de 30 anos, no entanto, a Semel insere mulheres no projeto por recomendação médica ou que estejam em tratamento da depressão. Hoje o programa conta com a participação de mais de 600 mulheres. Mas antes elas devem apresentar exames de diabetes e colesterol.
“Algumas descobrem que estão pré-diabéticas porque a gente cobrou o exame, que é simples, às vezes a pessoa negligencia e passa seis meses ou um ano sem fazer. Temos relatos de muitas mulheres que deixaram de tomar remédios para colesterol, diabetes por causa da ginástica, da atividade física. O mais importante é começar, pode ser duas vezes por semana, que já começa bem”, aconselha a profissional de educação física.
PARTICIPANTES
Joseane Leite de 41 anos, participa do projeto Ginástica para Mulheres desde 2016. Segundo ela, tudo na vida melhorou. “Antes eu era muito sedentária, vivia em casa comendo, assistindo novela. Agora não, segunda, terça e quarta-feira não vejo a hora de chegar às 17 horas para ir ao ginásio. Fazemos também muitas amizades nesse projeto, convido quem esteja em casa sedentária para participar dele, pois é muito bom”, expressou.
A aposentada Maria do Socorro dos Santos Melo, 67 anos, faz parte do Grupo Arco-Íris da Justiça do Bairro Laranjeiras, há 2 anos ela integra o projeto. “Não podia antes nem me abaixar agora já faço tudo. Estou me sentindo muito bem, minha saúde melhorou muito. Aconselho e chamo as mulheres para fazer”, resumiu.
A vereadora Priscila Veloso além de apoiar o Ginástica para Mulheres participa cuidando do corpo. “É um projeto de grande importância para as mulheres, a gente vê o engajamento e o envolvimento. Nós que temos um dia a dia tão corrido temos de cuidar da saúde. Me sinto acolhida nesse projeto”, expressou.
O I Zumba Folia contou com a participação da professora de Zumba Jéssica Costa, além de outros convidados que animaram a grande festa na área da Academia Supere, com grande estrutura de som e palco, o evento chamou atenção de quem passava na Transamazônica.
Fotos: Paulo Sérgio
Texto: Emily Coelho