Semel: Pistas de caminhada e academias ao ar livre auxiliam na prática de exercício físico
Pistas de caminhada, academias ao ar livre, ginástica para mulheres e projeto de esportes para crianças e jovens, promovem aos cidadãos de Marabá garantia na melhoria da saúde física e mental, lazer e bem-estar. No núcleo Cidade Nova, muitas pessoas todos os dias saem de casa para se exercitarem na pista de caminhada e praça de esportes do Aeroporto.
O secretário de esportes de Marabá, Thyago Ferraz, explica que as pistas de corrida e caminhada e as academias ao ar livre proporcionam segurança ao atleta de rua, conforto e tranquilidade para execução do exercício. “Isso passa a ser algo contagiante. A amiga que caminha acaba chamando a vizinha, a irmã, o esposo e isso cria uma corrente de saúde grande no bairro e na cidade. Hoje, Marabá é sim uma cidade mais saudável fisicamente e também mentalmente. Muito disso se deve ao trabalho estrutural da gestão municipal dado ao esportista”, afirma.
Precisando mudar hábitos, por recomendação médica, o operador de siderurgia, Enilson Aparecido, que estava acima do peso e com pressão arterial alta, começou a praticar esportes. Aos 40 anos, ele orgulha-se de ter mudado a rotina. Há um ano, Enilson busca mais condicionamento físico na pista de caminhada.
“Pratico exercícios, corro. E como estava vindo regularmente, fiz amigos por aqui e agora praticamos juntos. É muito importante espaços como esse que você pratica exercícios sem custo algum, a Prefeitura tem contribuído, beneficiando a população com esses espaços em toda a cidade”, afirma.
Vinte e oito quilos separam a Ana Paula Martins de 2020 e a de 2022. Além de mais saúde, a prática de esportes garantiu mudanças também na vida amorosa. Ela conheceu o esposo na pista de caminhada.
“Treino de duas a três vezes por semana, e hoje vejo que o esporte muda a vida das pessoas, algumas não têm recurso financeiro para entrar em uma academia, e vêm fazer uma caminhada e um esporte aqui, muitos vêm por autoestima e outros por qualidade de vida mesmo, eu vim pelos dois. Através do esporte eu fiz muitas amizades, esporte faz muita diferença na minha vida, eu amo!”, comenta.
Novos atletas de rua e atletas profissionais
Desde de dezembro, se você passar às 4h pela Folha 29 você já consegue ver o militar Ezequiel Rodrigues Martins, 22 anos, fazendo uso do espaço. “Vou para o trabalho, passo aqui e faço meu exercício. Essa é minha rotina. Um espaço bom, tem uma área grande, não aglomera as pessoas, tem espaço pra circular livremente, quanto quiser”, comenta.
A área acaba agradando a todos os públicos, a Alice Costa era moradora do Novo Progresso e há 15 dias mudou-se para Folha 29. “São 15 dias que venho utilizar a pista. Sempre que posso estou aqui. Dou umas 5 voltas”. Ela conta que também é participante do Projeto Ginástica Para Mulheres desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Os espaços também são utilizado por atletas profissionais. Hélio Ferreira dos Santos conta que utiliza o local para se aquecer. “Rotina é de domingo a sexta, só sábado que não treino. Meus treinamentos são para competições. Aqui é um local onde venho caminhar, aquecer. É um local que as pessoas procuram para atividade física visando a saúde”, comenta.
Ele reforça os benefícios da prática de atividade física. “Os benefícios são enormes, as atividades físicas são o primeiro médico, tenho 60 anos e tem facilitado muito minha saúde, com 60 anos não sinto os sintomas que outras pessoas costumam sentir. As pessoas em Marabá acordaram para atividade física, então devemos ver com carinho essa questão de ter espaços para as pessoas praticarem atividades físicas”, acrescenta.
Nos últimos anos, foram construídas pistas de caminhada em diferentes locais como aeroporto, Residencial Tiradentes e Novo Progresso. Para acompanhar os atletas que utilizam as pistas de caminhadas, desde 2020, a Semel implantou um projeto que monitora os atletas de rua com cuidados com a saúde como aferição da pressão, peso, teste de glicemia, orientação com educador físico sobre o melhor desempenho e cuidados na hora da prática esportiva. As ações acontecem geralmente no início das manhãs em todos os setores.
Texto: Jéssica Brandão e Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: