Semel: Professores de educação física e de ginástica recebem treinamento de primeiros socorros

(25 de janeiro de 2021)

Durante os dias 21 e 22 de janeiro, foi realizado um treinamento sobre os Primeiros Socorros em Ambiente Escolar, direcionado para professores de educação física da Secretaria de Educação (Semed) e professores de ginástica laboral da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), no Ginásio de esportes Renato Veloso, na Folha 16, na Nova Marabá.

O curso foi realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e contou com a participação de 25 professores da rede municipal de ensino. O ministrante do curso, enfermeiro Adilson Moraes, do CEREST. Ele dividiu o treinamento em dois momentos.

“Fizemos no primeiro dia a parte teórica a uma parte prática com base em como agir em uma situação de emergência, do tipo uma mobilização em fratura ou uma crise convulsiva ou respiratória. Então são situações que o professor pode se deparar dentro do ambiente de trabalho. É um conhecimento que vai servir não só na vida profissional, mas na vida dentro de casa com a família ou outro momento qualquer porque não se sabe quando vamos precisar”, afirmou.

O professor Daniel Moura Soares agradeceu a iniciativa da Semel. Para ele foi válida a participação do treinamento.

“É um curso muito importante porque o professor tem contato com muito movimento, então é muito comum em que professor é desafiado a atuar nesse tipo de situação. Foi muito importante a iniciativa da Semel em realizar esta ação e agradecemos pelo convite aos professores de educação física, é uma forma de preparar melhor os professores para essas adversidades que podem ocorrer a qualquer momento”, disse.

Alexandre Barreto, Secretário de Esporte e Lazer, destacou que o treinamento visava atender os professores de projetos da Semel e que, no entanto, em razão da importância, foi estendido também aos profissionais da rede municipal de ensino.

“Esse treinamento fez parte de nossa grade de formação de professores da Semel nos projetos “ginastica para mulheres” e “esporte do futuro”, e tem como objetivo preparar os professores para atender uma emergência e resolvemos estender para os professores da rede municipal pois é importante os profissionais estarem bem preparados para uma eventual necessidade”, reitera.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio