Semel: Projeto de Ginástica leva saúde e disposição para mulheres de Morada Nova
Mulheres de todas as idades em um só objetivo: o bem-estar. Em Marabá centenas delas têm compromisso fixo, ao menos duas vezes por semana, participando do projeto “Ginástica para Mulheres” desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Em Morada Nova os encontros acontecem no Ginásio Erlon Carlos, de forma organizada e obedecendo ao distanciamento.
Tina Chaves, professora de Educação Física, responsável pelo grupo de Morada Nova, diz que tem preparado aulas que beneficiam todos os perfis femininos. E elas esbanjam disposição.
“A gente tenta fazer as duas partes. Trabalhamos movimentos mais leves e outros mais acelerados para abrangemos todas as idades e tipos físicos. O repertório é bem eclético. Trabalhamos os exercícios com um pouquinho da dança para dar uma animada na mulher” revela a educadora física.
Animação é o que não falta nos encontros. Com tantos movimentos corporais para desenvolver no treino, não há tempo para o baixo astral. Aliás, o tempo se restringe ao acompanhamento de cada passo sem perder o ritmo. Na dança a autoestima está sempre presente e acompanha muitas delas para casa.
Na agenda da Georgia Rafaela Pereira, 23 anos, o fim do dia está sempre ocupado às terças e sextas-feiras. São os dias de cuidar do corpo e da mente com a ginástica.
“Tem beneficiado bastante as mulheres de Morada Nova, não só por questões de estética, mas por questões físicas e mental. É o diferencial do meu dia. É o dia que eu tiro para descansar a mente, o corpo, para relaxar. É muito bom”, revela a vendedora.
Os benefícios das atividades físicas também mudaram a vida de Raquel Amaral, 50 anos, que participa do projeto há mais de 5 anos.
“Vai chegando a nossa idade e a gente tem de se preparar, tem de cuidar porque é muito bom para saúde. A pessoa tem de fazer exercícios, isso faz parte do bem-estar. Tenho mais energia, a gente fica corpo mais leve. Eu aconselho muito, é a única forma que tem da pessoa ter uma vida saudável” observa a assistente social.
A dona Francisca Santiago, 62 anos, retomou as atividades em busca de qualidade de vida. Ela pratica atividade física caminhando 8 quilômetros todos os dias. A ginástica para mulheres é o complemento aos cuidados com a saúde.
“Me interessei pelo fator saúde. Apareceu a oportunidade e eu não perdi a chance. Aqui eu consigo fazer movimentos físicos e sempre mantenho uma boa alimentação, né. Quero saúde, envelhecer bem. Fiz exames recentemente, está tudo ok”, comenta a lavradora atleta.
Francisca Santiago, 62 anos
A Doracy Rodrigues, a “Dorinha”, 61 anos, também tem história para contar sobre a dança e descreve os benefícios.
“Não sinto mais cansaço, estresse e nem dor. No dia que não faço ginástica, acho ruim. Não perco um dia, não troco por nada” destaca a dona de casa.
Doracy Rodrigues, a “Dorinha”, 61 anos
O projeto, que contempla diversos polos da cidade, iniciou em meados de maio, primeiro no núcleo Cidade Nova, onde as aulas acontecem nas terças e quintas na Praça São Francisco e na Praça da Liberdade, às segundas e quartas, às 18 horas.
Já na Nova Marabá os encontros acontecem na Praça da Folha 16 com a rotatória da Folha 20, às 17h30, nas segundas e quartas-feiras. As terças (19h) e sextas (18h) é a vez do polo de Morada Nova no Ginásio Erlon Carlos.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento