SEMEL: Projeto de Karatê “Esporte do Futuro” melhora concentração, disciplina e cultiva vida saudável

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), desde 2017 disponibiliza aulas de Karatê, por meio do Projeto “Esporte do Futuro”, no Ginásio da Folha 16, Nova Marabá. Durante este ano, a arte marcial ganhou mais força e atualmente conta com a participação de cerca de 30 alunos, na faixa etária de 5 a 16 anos, que treinam às terças e quintas-feiras no Ginásio “Renato Veloso”, das 16 às 17 horas.

Segundo o professor de Educação Física da Semel, Alexandre Barreto, faixa preta no Karatê, o esporte desenvolve a disciplina das crianças e adolescentes, tanto em casa como na escola, além de auxiliar na formação do caráter. “Sempre tratamos com os pais para saber como está o comportamento em casa e na escola dos alunos, para podermos ajustar essas questões no projeto. Temos crianças de 5 anos que já participam e gostam do Karatê, o que melhora em tudo”, explicou o professor.

Alexandre Barreto, faixa preta em Karatê

A Semel disponibiliza desde o quimono à estrutura [ginásio da folha 16], além da mão de obra dos professores da Secretaria. Antes, os alunos treinavam em uma sala menor no ginásio, porém a demanda aumentou e o espaço ficou pequeno para o número de alunos. Agora, os caratecas treinam no espaço maior do Ginásio, a quadra. “Esperamos que até junho todos estejam uniformizados. Quem tiver interessado nas aulas de Karatê pode se dirigir até a Semel para abertura de mais vagas. As aulas seguem o período escolar”, lembrou ele.

Vinícius Moura, de 15 anos, é carateca do projeto há um ano e oito meses. Ele está na faixa amarela, o que representa o nível dois do Karatê. Para ele, essa arte marcial representa tudo. “O esporte ensina a gente a ter disciplina e respeito para com o próximo. O projeto da prefeitura é muito bacana, porque tira os jovens das ruas. Nós poderíamos estar por aí usando drogas, mas estamos aqui nesse esporte”, elogiou ele, que tira boas notas na escola pública em que estuda.

 

 

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio

ACESSIBILIDADE
X