SEMEL: Projeto Esporte é Vida estimula práticas esportivas em crianças e adolescentes
A pequena Heloísa Augusta, de apenas 6 anos, começou a praticar Karatê no Ginásio Renato Veloso, na Folha 16, há algumas semanas. Influenciada pela família, em especial a mãe, a operadora de caixa Benedita Fonseca, Heloísa começou a praticar a arte marcial por meio do projeto Esporte é Vida da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel).
“Meu irmão já lutava karatê e minha mãe me mostrou as fotos dela praticando, hoje eu estou aqui. Praticar o karatê me ajuda a ocupar o tempo e a aprender a autodefesa”, ressalta.
Dona Benedita Fonseca, mãe da Heloísa, começou a praticar karatê já adulta e alcançou a faixa marrom. Ela relata que o próprio professor da época disse que ela não passaria três meses, no entanto passou quase 14 anos na arte marcial. Hoje, incentiva a filha a seguir na prática.
“Ela queria praticar um esporte e a preferência era o karatê. É um esporte bom, ele educa. A Heloísa já mudou muito, ela chega em casa e faz ginástica. Eu quero que ela continue e siga nesse caminho. É bom ver esse desenvolvimento dela”, pontua.
Além do karatê, que hoje conta com 45 alunos nos turnos da manhã e tarde, o projeto Esporte é Vida disponibiliza aulas de futebol (campo e salão), voleibol e handebol para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos devidamente matriculadas na escola e com regularidade nas notas escolares.
Um desses adolescentes é Samuel Tavares de 14 anos que estuda o 7º ano na Escola Municipal João Anastácio Queiroz, na Folha 16. “Eu conheci o projeto por meio de um amigo que trazia o meu irmão e fiquei com curiosidade para participar. Aí vim, trouxe meus documentos e me matriculei. É um esporte muito legal. A gente aprende a acertar a bola. Tem horas que a gente erra mas vamos aprendendo. É bom competir com outro time, ganhar troféu, medalha. Eu quero ser o melhor jogador do mundo”, ressalta o estudante.
A professora de voleibol Franciele Müller, que atua no Esporte é Vida, ressalta que os alunos são muito dedicados e interessados na prática da atividade e que o esporte tem papel importante no desenvolvimento deles.
“É de fundamental importância para eles. É um momento de lazer onde eles aprendem a ter disciplina, coleguismo e eu acredito que ajuda bastante a eles não estarem na rua. Eu acredito que acrescente muito não apenas no desenvolvimento físico mas também no desenvolvimento pessoal”, observa.
Uma preocupação pertinente aos objetivos do projeto é fazer do esporte uma complementação das atividades escolares por acontecer no turno em que a criança e o adolescente não esteja estudando. Além disso, o desempenho da criança na escola também é acompanhado para saber se está frequentando regularmente e se tem boas notas.
De acordo com o titular da SEMEL, Tiago Miranda, há o desejo da secretaria em descentralizar as atividades esportivas, direcionando-as para outras partes da cidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social com o envio de profissionais da SEMEL. “Estamos levando o futebol para a comunidade por meio dos CRAS como da Folha 13, Bela Vista e conversando com a coordenação dos CRAS Morada Nova e Amapá para tentar ampliar”, ressalta o secretário.
Para Tiago Miranda, a prática esportiva é fundamental para a formação das crianças bem como, além de ser uma ponte da gestão municipal com a comunidade.
“O esporte pode trazer algo que é vital, que é a melhora na saúde, tanto para crianças quanto para pessoas da terceira idade. O esporte é mais do que uma ferramenta profissionalizante, é uma ferramenta para formar cidadãos, formar caráter. É importante a gente ter essa proximidade com a criança e influenciá-la em bons hábitos. E o Esporte é Vida é uma tentativa de aproximar a SEMEL e a prefeitura da população e criar um vínculo bom”, pontua.
A coordenadora do CRAS Bela Vista, Vanessa Camelo, destaca a importância da parceria do centro com a SEMEL na disponibilização das aulas de futebol para as crianças dos bairros Bela Vista e Jardim União no núcleo Cidade Nova. Ela relata que a retomada da atividade em conjunto com os espaços de convivência e fortalecimento de vínculos e tem dado resultados positivos, principalmente no período de pandemia onde as crianças ficaram ociosas.
“A procura pelo esporte tem aumentado bastante, os meninos estão aprendendo o esporte da forma adequada. Para a nossa comunidade foi um grande ganho. A prática do esporte trabalha disciplina, concentração, o bem da saúde. Então alguns procuravam a rua, outros estavam ficando deprimidos. O esporte veio trazer para eles uma direção”, pondera a coordenadora.
Coordenadora do CRAS Bela Vista, Vanessa Camelo
No CRAS Bela Vista, a faixa etária dos meninos que jogam futebol gira em torno dos 11 aos 17 anos. A própria equipe do centro fez a busca ativa das criança e realizou os cadastros por meio da demanda da comunidade.
De acordo com a professora de futebol Gabriela Guedes, as crianças sempre são orientadas a manter a organização nos horários das atividades ajudando a melhorar a disciplina deles. Para ela é satisfatório trabalhar e conhecer cada criança e ajudar a encaminhá-la para algo bom.
“O nosso trabalho aqui no CRAS é reintegrar essas crianças à prática de esporte para que seja algo rotineiro, conheçam as regras, aprendam que é pra saúde, para a convivência com outras crianças. Os meninos estão evoluindo muito, criando consciência de movimentação, de toque, passe de bola e todos os fundamentos aplicados”, pontua a professora.
Professora de futebol, Gabriela Guedes
Serviço: Para as crianças e adolescentes participarem das modalidades esportivas, precisam estar matriculadas na escola e com frequência às aulas e os seguintes documentos: xérox do RG ou certidão de nascimento, RG dos pais ou responsáveis, foto 3×4, comprovante de residência e declaração de matrícula, além do boletim escolar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas junto à sede da SEMEL no ginásio Renato Veloso, localizado na Folha 16, e nos CRAS que dispõem de aulas de futebol.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sérgio Barros