Semel: Projeto Ligeirim oferece suporte a caminhantes na Pista de Atletismo
Os praticantes de caminhada da cidade possuem mais um suporte dado pela Prefeitura de Marabá. Através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Projeto Ligeirim, costuma atender em torno de 80 pessoas por dia e ocorre sempre nas quartas e sextas-feiras na Praça do Idoso, Cidade Nova e na Pista de Atletismo do Rotary, Nova Marabá, respectivamente.
A ação visa orientar os caminhantes sobre a forma correta de se praticar o exercício, alimentação, vestimenta adequada, além de oferecer os serviços de verificação da pressão arterial e do peso corporal.
A professora de educação física da Semel, Danielle Vale, ressalta que a ação tem um papel que envolve tanto esporte quando saúde e qualidade de vida. “Orientamos os caminhantes do local e fazemos aferição do PA. Nesse sentido tiramos dúvidas acerca de nutrição, dos exercícios físicos e de como conduzir possíveis trabalhos para saúde, controle de peso, etc. Como melhorar ainda mais a qualidade de vida através da caminhada”, ressalta.
Nesta sexta-feira (22) as professoras de Educação Física da Semel também distribuíram fitinhas azuis referentes ao Novembro Azul e conversaram com a população sobre a importância de se fazer a prevenção. Também foram distribuídos sucos às pessoas do local e um carro de som foi utilizado para reforçar a orientação e chamar os homens a participarem da ação.
O pedagogo, Johnnata Moura, 28 anos, voltou recentemente a fazer caminhada e participou pela primeira vez da ação. “Bom que auxilia a gente no cuidado com a saúde. É uma iniciativa importante e acaba até incentivando a gente a praticar mais exercícios. Cria um ambiente animado e ainda orienta”, destaca.
Já o comerciante, Edson Soares da Silva, 49 anos, conta que costuma fazer caminhada no local todas as sextas-feiras e sempre aproveita para tirar seu peso e fazer o teste. “Desde que começou o Projeto sempre participo. Corro aqui desde que era poeira e é bom que disponibilizam mais essa iniciativa para gente. Fiz os exames e segue tudo certo comigo, ainda bem”, conta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio