Semel: Projeto Saúde em Dia realiza exames e orienta atletas amadores
Mais uma manhã para saber se a saúde está em dia aconteceu na pista de caminhada e praça de esportes do aeroporto no núcleo da Cidade Nova, nesta quarta-feira (20). Dezenas de atletas amadores não perderam tempo e foram até a tenda do projeto Saúde em Dia da Secretaria de Esporte e Lazer.
Na tenda, profissionais como educadores físicos faziam a aferição de pressão, exames de glicemia, controle de peso, teste de flexibilidade e teste de VO2, para avaliar a capacidade cardiorrespiratória do atleta, além de orientação sobre as atividades físicas e sua intensidade para ser praticada pelos atletas que procuram os espaços de atividades físicas todos os dias.
Quem verificou a condição de saúde foi a dona de casa Maria de Deus Feitosa, ela diz que todas as manhãs pratica caminhada na pista do aeroporto e hoje resolveu verificar a pressão e a glicemia. “Esse projeto aqui é ótimo porque muitas pessoas pensam em fazer atividades, mas sem orientação pode até ser ruim para a saúde da pessoas e aqui eles orientam tudo, maravilhoso!”, disse.
A aposentada Maria Raimunda Moraes também não perdeu tempo e verificou como estava a saúde. “Estou me recuperando de uma cirurgia que fiz e o médico pediu que eu fizesse caminhada e hoje resolvi vir aqui na tenda para fazer alguns exames e depois que comecei a fazer a caminhada me senti muito melhor”, contou.
Maria Raimunda Moraes Maria de Deus Feitosa
O Projeto Saúde em Dia foi desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e é coordenado por Thiago Ferraz. Ele informa que o projeto deu certo e recebe uma quantidade expressiva de pessoas pedindo orientação técnica e fazendo os exames.
“Aqui fazemos a avaliação física do atleta, temos informações de perimetria, que ajuda na composição do índice de massa corpórea, informação relevante para saber se a pessoa está obesa ou se não está e se precisa perder peso então a gente pretende fazer um scanner do atleta para ver a condição física dele”, informou Thiago Ferraz.
O coordenador ressalta que os exames realizados pelo projeto ajudam, inclusive, na percepção de alterações na condição física e faz um diagnóstico onde pode detectar situações em que o paciente é orientado a procurar um especialista nas Unidades Básicas de Saúde.
“Fazemos um trabalho de orientação da prática da corrida e caminhada, considerando a atual aptidão de cada um, sem esquecer também das limitações apresentadas pelo atleta. Nas avaliações e monitoramento semanal, detectamos anomalias de saúde e a partir disso fazemos o encaminhamento do praticante de atividade física às unidades de saúde junto ao médico da área.” esclarece.
A atleta amadora Serjan Tavares Luz foi detectada com pressão alterada, sendo orientada a procurar um especialista. “Hoje minha pressão está alta e esses cuidados devemos ter todos os dias de nossas vidas e como é importante ter esse projeto aqui e estão de parabéns pela iniciativa, porque, às vezes, saímos de casa para fazer exercícios e sentimos algumas dores como a dor de cabeça e esses exames ajudam a detectar o que provoca esses desconfortos”, disse.
Serviço:
O Saúde em Dia acontece às segundas-feiras no Espaço Rotary de a Praça da Criança; às quartas, na pista de caminhada do aeroporto, no núcleo Cidade Nova; e às quintas, na Avenida Minas Gerais, no bairro Novo Horizonte. Sempre às 6 horas da manhã.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento