Semed: Sem choro, alunos retornam ao NEI David Abreu
“Geralmente no primeiro dia de aula é dia de choro e nossa equipe estava preparada para isso, mas para nossa surpresa não houve, pelo contrário, as crianças demonstraram que estão muito felizes com o retorno das aulas presenciais e estão super à vontade no ambiente”, Ronailde Silva, coordenadora pedagógica.
No Núcleo de Educação Infantil (NEI) David Abreu de Sousa, no km.07, as crianças encontraram um ambiente alegre e acolhedor desde a entrada até a sala de aula. As sinalizações com pegadas coloridas iniciam ainda na calçada, aliás, a diversidade das cores e desenhos foram recursos utilizados pela escola em todos os ambientes para chamar atenção dos pequenos sobre os protocolos sanitários. Murais e cartazes de boas-vindas também fazem parte do cenário. Além das pias adaptadas, o álcool em gel está distribuído por toda a escola, inclusive, por todas as mesas do refeitório onde o verde natural das plantas predomina na decoração.
“O retorno está sendo tranquilo porque estamos seguindo o plano de retorno orientado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estamos funcionando com o comitê covid, que tem a participação de representantes de todos os agentes da escola. Já vínhamos nos preparando pra esse retorno”, enfatiza a gestora Leda Carneiro.
Para Leda, o sentimento ao ver os alunos adentrarem o portão da escola, após um ano e meio distantes, se traduz em um único sentimento.
“Gratidão! É uma felicidade a gente poder ver de volta esses rostinhos tão alegres, tão satisfeitos com o retorno”, completa.
Em sala os professores reforçam as informações importantes sobre os cuidados com a saúde e tentam retomar a rotina que agora tem inclusa o uso obrigatório das máscaras. Jogos, brincadeiras, pintura deixam os pequenos encantados com as novas descobertas que parece terem ganhado um valor maior neste retorno e eles demonstram isso.
“Geralmente no primeiro dia de aula é dia de choro e nossa equipe estava preparada para isso, mas para nossa surpresa, mesmo das crianças menores, não houve, pelo contrário, as crianças demonstraram que estão muito felizes com o retorno das aulas presenciais e estão super à vontade no ambiente”, observa Ronailde Silva, coordenadora pedagógica.
No NEI David Abreu estão matriculadas 260 crianças distribuídas entre turmas do maternal, jardim I e jardim II, nos horários da manhã e tarde. As aulas estão acontecendo de forma escalonada em dias alternados para dois grupos diferentes em cada turma. Por questões de segurança, os pais entregam e recebem os filhos no portão da escola, não sendo permitido adentrar ao espaço escolar, por enquanto.
Texto: Leydiane Silva
Fos: