Semel: XII Corrida de São Félix leva às ruas mais de 300 atletas de todas as idades
Na manhã deste domingo, 20, a Paróquia São Félix com apoio da Prefeitura de Marabá, realizou a 12ª corrida de São Félix, em alusão ao Dia de São Félix de Valois, padroeiro do município. A largada aconteceu em frente à Igreja que leva o nome do santo e contou com a participação de mais de 300 atletas, inclusive idosos e crianças.
“É um evento muito importante, tradicional do calendário municipal e a Semel cada vez mais está envolvida nesta corrida que merece toda atenção da Prefeitura e da comunidade em geral”, diz Thyago Ferraz, secretário de Esporte e Lazer.
Wilson Paixão, um dos criadores da corrida, estava emocionado com a dimensão que o evento alcançou principalmente neste centenário de devoção a São Félix em Marabá.
“Quando pensamos em criar esta corrida não tínhamos noção do tamanho que ela poderia chegar, era uma corrida amadora, mas chegamos aqui, com o apoio total da prefeitura, através da secretaria de Esporte. Sem ela não teríamos como realizar. Teve crescimento, organização, a secretaria de Esporte é competente. Temos gratidão por isso”, ressalta o paroquiano.
Expectativas do evento
Dayane Maria de Assis levantou cedo de casa para a segunda corrida dela após a pandemia e estava ansiosa para fazer o percurso. Ela já conhece o evento.
“É a terceira corrida de São Félix que eu faço e a expectativa sempre é boa, porque tem um fim positivo que é pra ajudar a Igreja. É muito esperada e gostosa de se fazer. Ao correr a gente incentiva os alunos. Para mim, correr é uma terapia”, enfatiza a professora.
Hilquias Cortez, revela que a corrida é um dos poucos esportes que gosta de praticar e a corrida São Félix foi a quarta na sequência das competições que ele vem participando.
“Eu me sinto muito bem com corrida, gosto de colecionar medalhas e me sinto muito bem ao participar. Gostando bastante desse evento, a inscrição estava com valor bem acessível, o kit veio completo, a organização bem legal, a comunicação também fazendo lembretes aos atletas, no geral tô muito satisfeito”, destaca o engenheiro ambiental.
Resultados
Antônio Silva da Silva, da Associação Atlético Fabiano Gomes, manteve o pódio do ano passado vencendo a prova na Categoria Geral.
“O resultado era o que eu esperava, eu vinha treinando bem. Sou mais uma vez campeão da prova, fui campeão na última edição. A preparação foi puxada, porque também estou me preparando pra maratona de Palmas, então a prova foi mais um treino”, enfatiza o corredor.
Na categoria feminina, a professora de Educação Física Welina Barroso, foi quem conquistou o primeiro lugar.
“A preparação foi de acordo com a minha correria de vida, sou professora, também estudo, então fui tentando arrumar um tempinho pra tentar manter o condicionamento pra fazer uma corrida legal. Achei o percurso bacana, bem organizado, distribuição de água foi excelente, um suporte 100%”, comenta a atleta.
Atletas afirmam satisfação com organização do evento
Todos os anos, atletas de Marabá e região já aguardam a chegada da Corrida de São Félix. O evento esportivo que faz parte do calendário das festividades do padroeiro do município é um dos mais tradicionais e sempre ocorre no dia 20 de novembro, dia do santo e feriado municipal.
Silvanil Vaz, o segundo a subir ao pódio na categoria geral nesta edição, já teve bons resultados em anos anteriores. Para ele, a prova é mais do que uma competição.
“O ano passado eu participei e consegui o primeiro na categoria e esse ano, o segundo na geral. Isso aqui mais do que uma competição é cuidar da saúde. Fico feliz por esse resultado. Um percurso duríssimo, mas o resultado veio”, fala o atleta.
Patrick Cavalcante, do Grupo 100% Saúde, esperou, preparou-se e conseguiu o pódio na terceira colocação.
“Foi muito bom, agradeço a Semel pela organização. O terceiro lugar foi resultado de muito treino, dedicação e a gente vê o resultado das competições no pódio. Pra mim foi como uma vitória, os dois primeiros correram bem e agora é treinar pra continuar fazendo bonito nas competições”, disse o rapaz.
Andreia Oliveira que acumula dois pódios no feminino e conquistou a segunda colocação esse ano disse que o segredo para bons resultados é a disciplina.
“Treino todos os dias, mas passei quase um mês sem treinar e não consegui o objetivo esperado. Cheguei em segundo lugar. E assim, o que mantém a gente chegar na vitória é a disciplina, lutar todos os dias para levantar e treinar”, observa.
Ana Paula, participante do grupo Viva Mais, disse que o treino foi intensivo, no método fartlek, e gerou resultados.
“Essa preparação para a Corrida de São Félix é uma expectativa muito grande, mas hoje consegui manter o resultado, terceiro lugar, com bastante treino, dedicação e com o apoio do professor Gilberto Ferreira”, pontua.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: