DMTU: Marabá sedia Seminário de qualificação de trânsito promovido pelo Detran
Segue pelo segundo dia, nesta quinta-feira, 21, o I Seminário de Qualificação para Agentes de Operação e Fiscalização dos órgãos Executivos Municipais de Trânsito em Marabá, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A capacitação reúne agentes municipais de trânsito de Marabá, e de cidades vizinhas, como Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí, São Domingos do Araguaia e Breu Branco.
O seminário, com duração de três dias, faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e pretende fazer uma atualização da nova legislação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) como a Lei 14.599, de 23 de junho, sobre as ações integradas entre os Departamentos de Trânsito dos municípios.
“É justamente o que eu estou tratando com eles agora, é a nova Lei , que elencou concorrentemente muitas das infrações que eram do Estado, que agora passam para o município. Então, combinou a Semana Nacional de Trânsito com essa lei, onde eles podem também, junto conosco agora, fazer os auto de infrações, as fiscalizações que agora são responsabilidade deles também”, explicou a palestrante Cátia Cruz, agente de fiscalização de trânsito e supervisora da BR 316, em Ananindeua.
O coordenador de Educação para o Trânsito do município de São Geraldo do Araguaia, Alexandre Otácio, participa do treinamento e diz que o momento é oportuno para atualizar em relação à nova legislação e compartilhar experiências com outros profissionais de outros municípios.
“É algo ímpar para todos os municípios, essa parceria que o Detran faz hoje com os municípios, essa nova lei que chegou só veio engrandecer o nosso trabalho, trazendo atribuições que ainda não eram nossas, e isso faz com que a sociedade se sinta mais bem servida, tenha mais segurança, e a gente consiga trabalhar com o nosso foco maior, que é preservar a vida, isso é importante”, destacou.
De acordo com Jomaine Marinho dos Santos, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, o evento quer contribuir para a qualificação do fator humano no trânsito, e focar no trabalho conjunto entre Detran e municípios. “O objetivo de se realizar, hoje, esse seminário é de qualificar esses agentes, aprimorar o conhecimento deles com as técnicas na abordagem, no ato das suas ações nas vias. Então, é importante saber atualizar essa legislação para que eles possam trabalhar conjuntamente com o Detran”, frisou.
O DMTU participou do Seminário com praticamente todos os agentes, com exceção dos que cumpriam escalas. O agente Carlos Targino destacou que todo trabalho de aprimoramento visa a segurança do cidadão no trabalho de melhor orientar o condutor. “É sempre importante nós, agentes de trânsito profissionais, atualizarmos conforme o código de trânsito, porque tem novas leis, novas resoluções, e para que nós possamos orientar os condutores, os cidadãos que estão transitando nas vias, os condutores, os pedestres. É sempre importante isso”, destacou Carlos Targino.
João Brasil Filho, do Ciretran Marabá, destacou o trabalho de equipe que sempre norteou a relação entre Detran e DMTU no município de Marabá. “É muito relevante essa parceria que só vem a somar, e a importância também do seminário, que está abrangendo 8 municípios vizinhos, então é muito importante, a reunião, o aprendizado, com certeza vai ser muito importante para a gente que trabalha nessa área de trânsito, nas operações e fiscalizações”, pontuou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom