Semma: Ação alerta sobre queimadas e os danos causados à saúde pública
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental – DEA e Departamento de Fiscalização- DFA em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Carajás (Cereste), realizou na manhã desta quarta-feira (18), na Associação dos Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, ação de cunho educativo em prevenção às queimadas urbanas e as suas consequências a saúde pública.
Em sua palestra, a engenheira florestal Lorena Leal da Semma abordou os danos causados ao meio ambiente, por conta das queimadas e pelo Cerest. Já o enfermeiro Adilson Moraes Borges explanou acerca das doenças causadas pelas queimadas, como doenças respiratórias com agravamento de idosos e crianças, causando o aumento da demanda de pacientes com doenças respiratórias. Participaram desse evento em torno de 20 pessoas da comunidade.
Ações de combate
Em Marabá, as queimadas e focos de incêndio são combatidas pela Defesa Civil Municipal, mas a partir de 2019 o trabalho foi intensificado por meio da Brigada de Combate a Incêndios do órgão. A equipe da brigada é formada por duas equipes, totalizando 24 agentes. Os brigadistas, além do novo modelo de uniforme, utilizam mochila flexível costal com capacidade de armazenar 20 litros de água, esguicho, abafador, pá, enxada, rastelo, foice, mangueira e material de proteção.
Nos casos onde ocorrem incêndios de maiores proporções, o caminhão pipa com capacidade para armazenar 20 mil litros de água, cedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), é acionado.
Serviço:
As ações da brigada acontecem por meio de rondas com duas caminhonetes em escala, assim como por demanda por meio do número (94) 99291364. O número funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h. Além disso, denúncias de queimadas podem ser realizadas pela Linha Verde: 3312-3350.
Saiba mais aqui https://maraba.pa.gov.br/defesa-civil-brigada-registra-19-ocorrencias-de-queimadas-esse-mes/
Texto: Emilly Coelho com informações de Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Semma e Defesa Civil