Semma/CCZ: Operação resgata animais soltos na cidade
A operação conjunta envolvendo Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Postura, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e Guarda Municipal de Marabá (GMM), com o objetivo de localizar animais soltos na rua, bem como identificar os possíveis proprietários para orientá-los quantos aos riscos.
A operação segue uma recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPE), através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, entendendo que os animais soltos nas ruas, principalmente equinos, passam a correr riscos de acidentes, sendo submetidos a maus-tratos e risco de morte. Ainda de acordo com o MPPE, em sua recomendação, pede que a ação dos órgãos municipais possam garantir a segurança aos animais e assegurar o seu bem-estar, devendo ser fornecidas todas as condições para que eles vivam confortavelmente e, caso sejam flagrados os maus-tratos o proprietário deve ser autuado pelo órgão responsável.
Na rotatória da Folha 29, na Nova Marabá, a ação identificou um animal acorrentado a uma árvore e sem água para beber, o proprietário não foi localizado. O animal foi levado ao CCZ.
“O animal vai ser levado porque está vivendo sob maus-tratos e onde ele estava não havia presença de água, ele estava acorrentado e os animais também não podem estar em logradouros públicos amarrados em árvores e a princípio iríamos orientar o proprietário e agora estamos levando o animal ao CCZ e, a partir de agora, a Semma estará enquadrando o proprietário de acordo com a legislação”, explicou o médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
Ainda na Nova Marabá, na Folha 10, a operação localizou três animais amarrados a árvores, às margens da pista de acesso à Folha 8, no local o proprietário foi localizado e foi advertido pelos fiscais. O proprietário foi autuado e orientado a retirar os animais e transferir para um local seguro.
“Eu não sabia que não poderia deixar os animais neste local e agora estou sabendo e isso não vai mais acontecer. Eu deixo aqui, mas retiro toda tarde, mas não irei deixar mais”, disse o senhor Durval Cardoso Nascimento, proprietário dos animais.
A operação aconteceu durante todo o dia desta terça-feira (22) e identificou 8 animais soltos pelas ruas e os proprietários advertidos. Um dos animais foi levado para o CCZ em razão dos maus-tratos, os locais visitados foram toda extensão da VP 8, rotatórias das folhas 29, 15 e 16 e canteiros das folhas 22 e 23 além das Folhas 10 e 11.
As denúncias na Semma podem ser realizadas de duas formas: in loco durante a semana até às 14h, mediante protocolo, ou pelo “Linha Verde Marabá”, no telefone (094) 3312-3350/98198-3350/99233-0523. Por meio do disque denúncia o anonimato é garantido.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros