Meio Ambiente: Semma promove ação de coleta de lixo na Praia do Geladinho
Com o fim do período de veraneio na região, neste último sábado, dia 17, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma – realizou uma grande ação de limpeza nas praias e balneários de Marabá.
A ação contou com a participação de 15 servidores que foram visitar os balneários com lanchas e outras embarcações. Mais de uma tonelada de lixo foi coletada na praia do Geladinho no São Félix e também no balneário do Tacho, no bairro da Independência.
“Foi um trabalho de formiguinha, pois o lixo deixado pelos banhistas foi sendo levado pela correnteza e se espalhava ao longo das margens dos rios, e foi preciso bastante trabalho para retirar o entulho. O mais difícil não é fazer a coleta desse material, é você saber que muitas pessoas ainda não se alertaram para a proteção ambiental e por onde passa vai deixando resíduos e acumulando ao longo da praia”, reclama Socorro Lins, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, DAE.
A ação foi realizada em conjunto com uma equipe do INDEVA (Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental). Ao longo dos rios Tocantins e Itacaiúnas, diversas garrafas Pet foram localizadas em galhos de árvores, assim como bastante sacolas plásticas, nas margens dos rios também muito lixo foi coletado.
De acordo com Socorro Lins, as pessoas ainda não entenderam que é preciso preservar o meio ambiente para manter o equilíbrio. Segundo ela, as pessoas ainda não têm consciência ambiental suficiente para perceber que quando se suja a praia o principal prejudicado pode ser a própria pessoa.
“Estamos em pleno século 21 e as pessoas ainda não entenderam que é preciso usar os nossos locais de banho com responsabilidade, e uma delas é a questão da educação ambiental e não deixando lixo na praia ou em outro lugar qualquer”, disse a coordenadora do DEA/Semma.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação Semma