Semma: DNIT fará compensação ambiental da remoção de árvores na Transamazônica
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), realizou a remoção de 53 árvores no canteiro central na Rodovia Transamazônica, no perímetro próximo à Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Vereadores.
A remoção ocorreu após três anos de diálogo entre DNIT, Semma e Ministério Público. O objetivo da remoção das árvores é ampliar mais uma faixa nos dois lados da rodovia para desafogar o trânsito, no momento em que os veículos aguardam no semáforo para fazer a conversão. A medida busca melhorar o trânsito, principalmente nos horários de pico.
“É uma forma de tirar esse trânsito, que está bem no meio da pista, e devido à confluência que faz, no semáforo, e a partir daí existe um fluxo muito grande no horário de rush. Precisa ser feita a retirada desses veículos quando vão fazer essa confluência no semáforo, a gente chama de desaceleração. Para isso, precisa fazer esse recuo na rodovia, fazer mais uma faixa, alternativa, para que esses carros aguardem o momento que o sinal liberar para fazerem a confluência”, explica o titular da Semma, Rubens Sampaio.
As árvores removidas são das espécies palmeira imperial, palmeira de dendê e ipê. Após as obras, a Semma e o DNIT definirão o local onde será realizado o plantio de 159 novas árvores para compensação ambiental. Para cada árvore removida do canteiro da rodovia Transamazônica, três serão plantadas.
“A gente tem feito a compensação ambiental no município como regra. Qualquer retirada de árvore, em qualquer logradouro público, tem que haver uma compensação. Então, a gente colocou essa compensação, para cada árvore retirada, três serem plantadas. Temos uma parceria com o Ministério Público na escolha dos locais que a gente acha que há uma necessidade maior de fazer arborização da cidade”, reitera o Secretário de Meio Ambiente.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento