Semma: No Dia Mundial da Educação Ambiental, Secretaria realiza plantio de mudas em parceria com Ibama
Durante a manhã desta sexta-feira, 26, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou uma ação comemorativa ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebração instituída pelas Nações Unidas em 1975 para fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, por meio da educação. A atividade contou com o plantio de 50 mudas de essências florestais (Ipê, Mogno, entre outras), na entrada do novo Cemitério Parque Municipal, Nova Marabá e teve a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Para nós é um dia muito importante, mas não é só hoje, até porque a Educação Ambiental é o nosso trabalho. Quando você planta uma árvore, você está fazendo bem à natureza. Hoje nós conseguimos plantar mudas doadas pelo Ibama. São essas ações que a gente tem que fazer mais, plantar mais, tentar não sujar os rios e as nossas belezas naturais que nós temos em Marabá. Ninguém consegue 100%, mas o que a gente conseguir já é uma vitória”, relata a Coordenadora do DEA/Semma, Socorro Medeiros.
Para ela, é fundamental que a sociedade reveja conceitos e hábitos, no objetivo de tentar minimizar os impactos ambientais no planeta, a exemplo do aquecimento global. Para isso, a educação deve começar desde pequeno, na escola, para que se crie uma cultura de cuidado com o Meio Ambiente.
“Nós temos um trabalho aqui em Marabá em parceria com a Semed, onde a gente trabalha em Educação Ambiental com os alunos. Durante o ano, nós escolhemos 10 escolas para trabalhar com os alunos sobre Educação Ambiental. São coisas comuns, porém importantes, pois temos que perder esses hábitos, como por exemplo chupar uma balinha e jogar o papel no lixo; tomar um refrigerante e jogar a latinha no rio; tomar uma cerveja e jogar a latinha no chão. Então, são essas pequenas coisas que fazem a diferença e nós temos que nos acostumar e mudar esses hábitos desde criança”, reitera Socorro.
A Semma promove, anualmente, o Concurso de Desenho Ambiental nas escolas, além de outros projetos e ações, como caminhadas da “Agenda Ambiental da Escola Pública”, promovendo, por meio da ludicidade, a conscientização em cuidar dos recursos naturais e evitar a poluição.
A coordenadora também frisa sobre a importância das ações de limpezas em Rios e em locais públicos da cidade, assim como a abordagem de pessoas nas ruas para conscientizar sobre a necessidade de manter as praias, margens e rios limpos, como os multirões realizados no Dia Mundial da Limpeza, o que fomenta à população a continuidade destas iniciativas.
“É um trabalho de formiguinha. Você muda o mundo o conscientizando. Nós já fizemos ações em praias aqui, onde encontramos de tudo. Uma degradação muito grande. Latinhas, garrafas, etc. Não só dentro do rio, como também na areia. É uma tristeza. Por isso nós temos que ter essa preocupação de tornar um ambiente mais agradável para se viver, um ambiente em que você possa tirar uma foto bonita, sem ter um lixo perto de você”, finaliza.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação