Semma: Dia Mundial da Limpeza tem mutirão na Orla da Marabá Pioneira e na Folha 6
Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, neste domingo, 17 de setembro, foram realizados mutirões de limpeza em pontos dos do rio Itacaiunas, para a coleta dos resíduos encontrados às margens do mesmo.
A ação começou às 8h e estendeu-se por toda a manhã. O mutirão foi realizado pelas secretarias do Meio Ambiente (Semma), Saneamento Ambiental (SSAM) e de Viação e Obras Públicas (Sevop).
A Semma fez o mapeamento e a ação concentrou-se em dois pontos. Na orla da Marabá Pioneira, principal ponto turístico da cidade, e no balneário da Folha 6, próximo ao Lar São Vicente. No balneário foram constatados restos de bebidas e comidas que são levadas por trilheiros que acabam abandonando os materiais no local.
A ação do Dia Mundial da Limpeza acontece simultaneamente em 170 países.
“É um dia muito importante. Estamos procurando fazer o máximo para retirar o lixo e ajudar na limpeza da nossa cidade e na preservação do meio ambiente”, comenta Socorro Medeiros, coordenadora do Departamento Ambiental da Semma.
Além da limpeza, a Semma também realizou a abordagem de pessoas nas ruas para conscientizar sobre a necessidade de manter as praias, margens e rios limpos, beneficiando tanto meio ambiente quanto a higiene e o turismo da cidade.
“Que as pessoas enxerguem o que é feito. É um trabalho de formiguinha. Você muda o mundo o conscientizando. Estão nos ajudando, SSAM, Conselho Municipal de Turismo e Sevop, com caminhões para levar o lixo”, explica Socorro.
Os agentes de conservação dos Gari dos Rios também participaram da ação. O Gari dos Rios é um grupo composto por 21 servidores que passam diariamente nos Rios Itacaiúnas e Tocantins para realizar a limpeza das praias e orlas da cidade. Eles recolhem em torno de 300 sacos de lixo por dia que enchem cerca de três contêineres e meio, com 5m² cada, que são levados para o aterro sanitário.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes