SEMMA E GMM: OPERAÇÃO PIRACEMA APREENDE MAIS DE MIL QUILOS DE PESCADO
A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal rendeu bons resultados no período da Piracema, que encerrou no último dia 28 de fevereiro. Os dados foram divulgados à imprensa, numa coletiva realizada no auditório da Seagri, na tarde da última sexta-feira (02).
Dentre as ações realizadas em conjunto, fiscais e guardas ambientais conseguiram realizar 506 abordagens a embarcações, 132 abordagens a veículos, além de apreender 1.264 quilos de pescado, 32.046 metros de malhadeira e ainda 16 tarrafas e 232 espinheis de garrafa pet.
De acordo com o coordenador de fiscalização da Semma, Carlos Eduardo Fernandes, o trabalho conjunto interferiu positivamente no combate as práticas ilegais nos rios. “Esse período de Piracema é importante pra gente fazer a preservação das espécies e garantir que essas espécies, no período de reprodução possam ter a sua fluência” afirmou o coordenador.
Já o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Roberto Lemos, destacou que o trabalho conjunto nos rios deve continuar em outros períodos do ano, devido flagrantes do uso de malhadeiras proibidas na pesca predatória, dos tipos 5 e 6 cm.
Para o guarda Enderson Soares a experiência foi importante para o grupamento, já que a ação marcou a implantação do serviço no município. Ele comenta também o apoio ao Projeto Quelônios, um trabalho desenvolvido paralelo à piracema, na preservação dos animais aquáticos. “Nós trabalhávamos no defeso e quando possível nos revezávamos dando apoio aos quelônios para que tivessem segurança e não houvesse invasão”, enfatizou o agente.
Todo o material apreendido como embarcações e veículos foi levado à Semma para procedimentos cabíveis. Quanto aos materiais de pesca foram incinerados e o pescado doados a comunidades e entidades da cidade.