SEMMA E IBAMA APREENDEM DUAS TONELADAS NA OPERAÇÃO DEFESO DA PIRACEMA

(3 de março de 2017)

 

A fiscalização do defeso da piracema, empreendida pelo Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apreendeu o equivalente a 2.220 quilos de pescado (várias espécies). A piracema na bacia hidrográfica Araguaia/Tocantins acontece entre nos mês de novembro e fevereiro, quando é proibida a pesca predatória.

Operação em conjunto com IBAMA.

Segundo relatório da Semma, a fiscalização aconteceu no Rio Tocantins, trecho entre Marabá e Tucuruí. Além do pescado, também foram apreendidos 15 mil metros de redes de pesca, quatro tarrafas, 23 espinhéis, três explosivos e um motor de rabeta.

Ainda conforme o relatório da Semma, o pescado foi doado a pessoas carentes, em parte pelo Programa Mesa Brasil Sesc, e outra quantidade distribuída pela própria Semma nos bairros Amapá e Vale do Tocantins. Enquanto os apetrechos de pesca (redes, tarrafas e espinhéis) foram descartados no aterro sanitário.

 

Durante a Piracema, também ficam proibidos o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca.  Em relação aos estoques de peixes in natura, congelados ou não, existentes nos frigoríficos, peixarias, bem como nos pontos de venda, estes estão autorizados a venda normalmente.

ASCOM – Assessoria de Comunicação

Telefone: (94) 3322-1140