Semma: Exposição de desenhos, premiação, palestras e ações marcam o Mês do Meio Ambiente
Os quinze desenhos selecionados para compor o calendário do Meio Ambiente de 2022 serão divulgados no próximo dia 08 de junho (terça-feira), em uma exposição, que por conta da pandemia, será restrita a servidores e membros do Conselho de Meio Ambiente (COMAM), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem o ápice no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Semma realiza o concurso cultural de desenhos ambientais desde 2016, tendo como participantes os alunos das escolas municipais. Esse ano, o concurso foi redirecionado aos próprios servidores da secretaria. O tema abordado foi o “Meio Ambiente e a pandemia”, assunto que será discutido durante palestras no mesmo dia da premiação. As palestrantes serão a engenheira ambiental Ariana Souza e a geóloga Raiane Bentes.
Na palestra será abordado a dinâmica do Meio ambiente e a pandemia, envolvendo a diminuição da poluição atmosférica em grandes centros urbanos, onde é bem mais visível seu impacto, águas mais limpas, passagem incomum de animais silvestres. Essas e outras consequências da redução da circulação humana e o seu impacto no meio ambiente tanto os positivos, quanto as consequências de possíveis efeitos rebotes pós pandemia com a implantação de politicas econômicas.
“Será uma ação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. E o calendário é muito interessante porque a gente sempre procura refletir o meio ambiente na realidade em que os participantes vivem. Houve grande participação. São desenhos belíssimos que foram avaliados e selecionados pelo COMAM”, explica Carleans Pereira, técnica do Departamento de Educação Ambiental da Semma.
Os autores dos desenhos selecionados serão premiados. Em 2022 os desenhos serão apreciados já em forma de calendário e distribuídos pelas secretarias municipais.
Também será realizada mais uma ação, em comemoração ao mês do meio ambiente, que é a doação de 100 mudas de ipê para a Vila Sarandi no dia 09 de junho, às 9 horas. O evento é uma parceria entre Semma, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Idefor-Bio).
Semma na defesa do Meio Ambiente
Para preservar e conservar o Meio Ambiente em Marabá, a Semma tem dado prosseguimento às ações de proteção ambiental, como esclarece Janine Laje, diretora da Semma.
“Atuando e autuando de forma a proteger o Meio Ambiente de uma forma geral. Sempre lembrando a poluição sonora, dos cuidados com os animais, pois, a gente trabalha muito com a questão dos maus-tratos aos animais. Cada um fazendo a sua parte, cuidando da árvore, da natureza de uma forma geral a gente consegue mudar as coisas”, destaca a diretora.
Para atender as inúmeras questões ambientais, a Semma trabalha dividida em departamentos, dentre eles a fiscalização, educação ambiental e licenciamento.
“Temos a fiscalização que tem trabalhado nas ruas, principalmente no combate à poluição sonora. Temos o licenciamento que é muito importante, as empresas têm de se licenciar pra andar de acordo com o Meio Ambiente. Temos um departamento de Educação Ambiental que, fora da pandemia, trabalha muito nas escolas. O leque é gigante pra gente tomar conta e precisamos da colaboração da população nesse combate”, reforça Janine.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / divulgação Semma