Semma: Filhotes de onça são resgatados em Cumaru do Norte

Na madrugada de sexta-feira, 03, uma equipe composta de servidores da Secretaria Municipal (Semma) e da Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) deslocou-se ao município de Cumaru do Norte, mais de 500 quilômetros de Marabá, com o objetivo de resgatar dois filhotes de onça pintada, que se encontravam confinados em uma casinha de cachorros em uma fazenda.

Segundo Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente, para o resgate das onças, que está na lista de risco de extinção, houve um planejamento entre a FZM, que recebeu o pedido de transferência dos felinos, a Semma e o Ministério Público do Pará (Marabá e Redenção), para que fosse emitido um documento respaldando o transporte de animais silvestres.

De acordo com relatos dos trabalhadores da fazenda, os filhotes foram encontrados na reserva da propriedade sem a mãe, já magros, mas devido o recolhimento ao  cativeiro não quiseram se alimentar. Além disso, um dos filhotes corria risco de morte, porque tinha um ferimento com larvas, sendo impossível de tratar na fazenda por causa da ferocidade.

Diante dessas circunstâncias, resolveram transferir os cuidados à Fundação Zoobotânica, que poderá até mesmo devolvê-los futuramente à natureza.

A equipe de resgate, composta de um biólogo da FZM e dois servidores da Semma, retornou para Marabá na madrugada do dia 04 de abril. Antes de chegarem às instalações da FZM, as oncinhas passaram por avaliação em uma clínica veterinária para checagem da saúde e primeiros cuidados médicos do animal doente.

 

Veja um dos vídeos do resgate e outro feito nesta segunda-feira, 06, dos animais, mostrando-os sem estresse e se alimentando bem, dentro de espaço apropriado na Fundação Zoobotânica.

Acessibilidade