Semma: Final de semana teve fiscalização e palestra
Durante o final de semana, as equipes de plantão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) atuaram na fiscalização das denúncias de poluição sonora pela cidade.
Nove denúncias foram atendidas, principalmente no núcleo Nova Marabá. O Coordenador de Fiscalização da Semma, Paulo Chaves, pontua a importância das ações durante e a parceria com a população por meio do Disque Denúncia.
“A gente pede para a população continuar denunciando no Disque Denúncia, que é o órgão oficial de recebimento para que a gente possa ter uma noção, uma base, ter estatísticas, saber locais, horário, dias com maior frequência de denúncia. Então, é sempre importante fazer essas denúncias. A equipe está aí todo final de semana”, explica o coordenador.
O Departamento de Educação Ambiental da Semma participou do “Dia D da Família e da Paz nas Escolas”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com uma palestra sobre o cuidado com os animais. Na ocasião, foram abordados assuntos como maus tratos, consequências jurídicas e as formas de denunciar.
O engenheiro agrônomo Saullo Pereira conduziu a palestra na Escola Joel Pereira Cunha, na Vila Geladinho. Na oportunidade, também foram abordadas questões como queimadas, descarte de lixo e poluição dos rios.
“Mostrar, esclarecer para as pessoas os cuidados que elas vão ter. Os maus tratos, no caso, possuem consequências jurídicas, tanto na forma de multa, como inclusive cadeia, na situação do gato e do cachorro. Mostrar como que elas podem denunciar e não só isso, não só dos animais, mas também relacionar com o meio ambiente”, ressalta.
Serviço
O número do Disque-Denúncia para casos de poluição sonora é (94) 3312-3350
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Semma