Meio Ambiente: Alunos são premiados no Concurso de Desenho Ambiental da Semma
Foram três meses de trabalhos intensos, desde a divulgação do edital até a premiação dos vencedores do VII Concurso de Desenho Ambiental, realizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Conselho de Meio Ambiente (Comam) com recursos do FMA (Fundo Municipal Ambiental). Foram selecionados 15 desenhos que farão parte do calendário ambiental da Semma 2023.
A premiação aos vencedores aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Semed e contou com a participação dos estudantes e pais dos alunos, professores e diretores de escolas públicas, das zonas urbana e rural de Marabá.
“Hoje é um dia muito especial não apenas para a Semma, mas sobretudo para os pais e alunos premiados no concurso, uma data importante para todos eles, pois hoje estamos entregando uma bicicleta para cada aluno selecionado e eles estão muito empolgados”, disse Socorro Medeiros, Coordenador do Departamento de Educação Ambiental da Semma.
“Para o conselho é uma satisfação é a sensação de dever cumprido e é nossa meta incentivar as ações ambientais e com recurso do fundo municipal de meio ambiente onde incentivamos vários projetos e esse é um dos mais importantes porque envolvem crianças. Nós estamos incentivando na conscientização da futura geração”, relatou Jorge Bichara, Presidente do Comam.
Para a Semed, o concurso é o momento que os alunos da rede municipal de ensino podem mostrar o talento que possui, “É um momento que reconhecemos as crianças como artistas pois educação se faz com parceria e elas estão sendo reconhecidas pelo talento que possui”, comentou professor Fábio Rogério Gomes, diretor geral de Ensino da Semed.
O concurso contou com 198 escolas inscritas e 162 desenhos selecionados inicialmente, os quais 60, após avaliados pelo público frequentador da Semma, foram encaminhados para avaliação e seleção de um corpo da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que escolheu 15 desenhos vencedores.
Uma das premiadas foi a aluna Emilly Sophia Oliveira, 15 anos, da Escola Anísio Teixeira. “Eu no início não queria participar, pois tinha prova, mas me incentivaram e todos sabem que desenho. Para este concurso fiz 40 desenhos e no final valeu a pena”, disse.
Maria Luiza Alves de Lima é mãe Ana Clara Alves, de 6 anos, que também foi premiada. “Estou muito feliz até porque, pela pouca idade dela, quando eu recebi a notícia foi uma emoção e ela está sempre desenhando e eu incentivo ela desenhar. No futuro, quem sabe ela não seja uma desenhista?”, relatou.
A diretora Poliana Ramos, da escola Francisco de Sousa Ramos, veio receber o segundo prêmio em que alunos da escola foram contemplados. “Para nós traz muita satisfação em ver os resultados que trabalhamos em sala de aula e foi o resultado das ações de meio ambiente junto aos alunos. A interação foi muito boa, pois todos da escola se envolveram. Este é o segundo prêmio que ganhamos do concurso”, afirma.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom PMM