Semma: Programa Agenda Ambiental conscientiza alunos nas escolas públicas
Está na agenda de fevereiro da Escola Municipal “José Flávio”, localizada no Bairro Araguaia, a continuidade das ações do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Coleta e destino adequado dos resíduos produzidos na escola, uso consciente da água, arborização das escolas e comunidades vizinhas, visitas a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cosanpa, visita a Hidrelétrica de Tucuruí, trilhas ecológicas ao Parque Zoobotânico de Marabá e outras atividades relevantes fazem parte do Programa Agenda Ambiental da Escola Pública.
Durante 2018, a meta do programa era atingir dez escolas da rede pública de ensino fundamental e médio em todos os núcleos de Marabá. Foram nove escolas alcançadas e a décima escola está agendada para este mês.
Na arborização das escolas e comunidade vizinha e nas vistas à ETA da Cosanpa, os alunos participam com a equipe de educação do DEA, num ambiente fora de sala de aula, o que fortalece o ensino e aprendizado, além disso as equipes formadas na escola trabalham ativamente, contribuindo para manutenção do espaço escolar. Os alunos são motivados a usar água da escola e da sua casa de forma consciente.
Passeatas ecológicas com o foco nas queimadas urbanas, e conscientização do uso de energia elétrica também são assuntos que estão na pauta do Programa. Foi realizado ainda o terceiro concurso do calendário ambiental de Marabá com a participação das escolas da rede pública municipal.
“O DEA fortaleceu laços com diversos parceiros, entre eles destacamos as escolas da rede municipal fundamental e médio, órgãos de segurança, ONG INDEVA e ainda Secretaria Municipal de Saúde”, destacou Rubens Borges Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente.
O secretário Municipal de Meio Ambiente destaca que o DEA trabalha ao longo dos anos com crianças e adolescentes das escolas públicas, na intenção de educá-las para o futuro. “Para que elas possam entender desde a coleta do lixo, a não utilização do fogo, preservação dos rios e florestas como um todo, toda parte de educação ambiental”, explica Rubens Sampaio.
Em 2018, entre as escolas municipais parceiras da Semma está a “Acy barros”, localizada na Agrópolis do Incra. A diretora da instituição, Hilla Zoé Neves de Brito, enalteceu o trabalho da Semma.
“A parceria foi excelente, árvores foram plantadas. Os alunos se conscientizaram até mesmo nas pequenas coisas em casa, como não deixar a torneira ligada ao escovar os dentes. Foi muito bem-vindo e de suma importância para todos da escola”, elogiou Hilla Zoé.
Além da Educação Ambiental, a Semma está firmando parceria com a comunidade da Colônia Z-30, no sentido de dar apoio às demandas ambientais e jurídicas relacionadas ao período do defeso da piracema, época de reprodução dos peixes quando a pesca é proibida para comercialização.
Texto: Emily Coelho
Fotos: SEMMA/Divulgação