Semma: Projeto Eco-Pet contribui para o meio ambiente e ajuda animais de rua
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental, e alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera desenvolveu um projeto que une ajuda ao meio ambiente e animais de ruas. É o Projeto EcoPets, uma iniciativa que desenvolve ações de conscientização ambiental a partir da coleta seletiva de resíduos e palestras em escolas e demais órgãos. Todo material coletado é vendido para uma empresa de reciclagem e o valor arrecadado com a venda dos produtos recicláveis é utilizado para a aquisição dos materiais, a serem usados no atendimento aos cães e gatos de rua.
“O objetivo da EcoPets é trabalhar a causa animal e ambiental ao mesmo tempo, uma vez que os materiais recicláveis que são vendidos para a empresa, deixam de ir para o lixão e o dinheiro arrecadado é destinado para a EcoPets ajudar os animais de rua com cirurgias, remédios e ração”, informou Suely Cordeiro, estudante de Medicina Veterinária e voluntária do projeto.
Atualmente existem pontos de coleta, sendo um na sede da Semma, no Novo Horizonte (Avenida Dr. Geny com Isaque Araújo, nº 1497), Faculdade Anhanguera e também com os voluntários do projeto. Os resíduos são garrafas pet, embalagem de produtos de limpeza, baldes velhos, embalagem de margarina, metal, alumínio e sucata de forma geral.
O Projeto EcoPets foi pensado pelos alunos e apresentado à Semma, que logo aderiu à iniciativa. “Em julho de 2021, a Semma recebeu representantes da EcoPets para apresentação do projeto com o objetivo de sensibilizar os servidores a serem colaboradores desse projeto. Foram instaladas 03 bags [sacolas] na Semma para acondicionar os materiais recicláveis e, a partir daí, começamos também a dar corpo ao projeto”, disse Carleans Pereira da Silva, servidora do DAE/Semma.
Os voluntários do projeto pedem a participação da população, pois até o momento a arrecadação ainda é considerada pouca para atender toda demanda, e com a participação de mais pessoas com a entrega dos resíduos nos locais de coleta mais cães e gatos poderão ser atendidos.
Faça sua parte e colabore com o meio ambiente e a causa animal!
Serviço (pontos de coleta):
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)
End.: Avenida Dr. Geny com Isaque Araújo, nº 1497
Faculdade Anhanguera
End.: Rodovia BR 230, Transamazônica – KM 05/ SN (antiga Pitágoras)
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio