Semma: Secretários do meio Ambiente da Região de Carajás se reúnem em Marabá

Representantes das secretarias do Meio Ambiente dos município que compõem a Região do Carajás se reuniram nessa terça-feira (26), na sede da Secretaria de Agricultura (Seagri) em Marabá, para discutir os desafios e dificuldades ambientais da região. O evento é organizado pelo Fórum Permanente dos Secretários Municipais do Meio Ambiente (Fopesmma)

O presidente do Fopesmma, José Oscar Peixoto, explica que um dos objetivos é verificar como o fórum pode intermediar algumas ações em relação ao Governo do Estado. “O grande objetivo hoje é fazer uma avaliação do seu trabalho e sua problemática local, ver quais os maiores desafios e aonde o Fórum pode ajudá-los a dar uma solução via Conselho Estadual”, explica.

Um dos problemas mais comuns, segundo José Oscar, é a questão dos resíduos sólidos. “Um problema comum a todos essa discussão sobre resíduo sólido, aterro sanitário, logística reversa. Estamos aqui para ouvir os secretários e ver qual seus grandes desafios e aonde podemos auxiliar nessa gestão facilitando essa gestão ambiental incluindo a capital”, completa

O secretário do meio ambiente de Marabá, Rubens Borges Sampaio, explica que essa é a primeira reunião que ocorre entre os secretários da Região do Carajás, mas que muitas demandas foram discutidas. “As demandas estão relacionadas ao licenciamento ambiental para atividades rurais, o Cadastro Ambiental Rural”, explica.

A validação do Cadastro Ambiental Rural está sendo municipalizada pelo Estado. “Marabá e outros municípios estão em um passo bem próximo da habilitação da validação e temos que estar todos alinhados em relação a isso”, completa

Outras demandas apresentadas pelo município se referem a licenciamentos voltados para área urbana e a fiscalização. “Temos o trabalho permanente da Piracema. Os Municípios próximos fazem trabalho em conjunto. E há outros trabalhos que estamos realizando relacionado aos rios, poluição, queimadas e desmatamento”, conclui.

Participaram da reunião secretários e representantes dos municípios de Tucuruí, Canaã dos Carajás, Rondon do Pará, Curionópolis, Palestina, Novo Repartimento, Nova Ipixuna, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade