Semma: Técnicos ambientais da região Carajás participam de capacitação do CAR

(4 de dezembro de 2019)

Técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente de 12 municípios da região do Carajás participam da Capacitação em análise e validação do  Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela  Secretaria de Meio Ambiente e sustentabilidade do Pará (Semas) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma). O curso é estendido também a técnicos da Emater e representantes do Sindicato dos Produtores Rurais.

A capacitação está acontecendo no auditório do Gabinete da Prefeitura de Marabá e segue até 6 de dezembro, sexta-feira. De acordo com Marcelo Auzier, técnico em gestão agropecuária da Semas, o objetivo é trabalhar na preparação dos agentes, afim de analisar e validar as informações do CAR, com base no georreferenciamento, sistemas de soft, legislação, entre outros.

“Objetivo maior é que temos um desafio que é validar as informações do CAR, onde temos 219 mil cadastros em todo estado e hoje estamos adotando estratégias e uma delas é repassar aos municípios critérios estabelecidos com base na normatização 09/2019 e poder ajudar também na verificação dos cadastros dos imóveis rurais que estão habilitados a fazer essa análise”, explica Marcelo Auzier.

De acordo com a Semas, a maior dificuldade encontrada é na qualidade das informações, pois é preciso verificar as informações enviadas e isso depende muito do prestador de serviço daquele proprietário. E com as mudanças na legislação muitos cadastros devem ser atualizados dentro da realidade do novo código florestal brasileiro.

Marcelo Auzier aponta ainda que um grande problema a ser superado em todo estado é a regularização fundiária. “Como temos muitos cadastros na base de dados, acabamos tendo essa dificuldade de os cadastros estarem sobrepostos e temos ainda uma indefinição fundiária e isso também gera problemas”, analisou o técnico em gestão agropecuária.

Marcelo lembra ainda que é preciso todo produtor rural fazer o CAR, caso não seja feito, o produtor pode ter vários tipos de problemas que vão desde a relação comercial de seus produtos que são oferecidos no mercado até questões ambientais e jurídicos. “Em relação ao mercado, as empresas vão analisar a documentação e se não tiver regular pode não comprar os produtos, sem falar também das questões ambientais como desmatamento ou outra irregularidade no imóvel, então é importante ele fazer o CAR e não deixar para última hora”, explicou Alzier.

O prazo finaliza no fim do ano e o Pará está bem avançado no cadastramento dos imóveis rurais, hoje 75% dos imóveis já estão cadastrados e todos os produtores são obrigados a declarar independentemente do tamanho da propriedade.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros