Semtur: Primeira reunião de alinhamento para o Veraneio 2023 com órgãos de Segurança e Meio Ambiente
Uma reunião de alinhamento com os principais órgãos de segurança municipais e estaduais para discutir medidas de segurança para o veraneio 2023 ocorreu na noite de quinta, 22, no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenada pela Secretaria de Turismo (Semtur).
Estiveram presentes o secretário de Turismo e Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom), Caetano Reis; o vice-prefeito, Luciano Dias; representantes da Postura, Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, além de barqueiros e barraqueiros que trabalharão nas praias.
Um diferencial para esse ano foram as propostas para uma melhor sinalização dos portos e locais de desembarque com bandeiras e totens com mapas com instruções em inglês e português para os turistas que vêm de fora e para os usuários locais das praias, visando, inclusive a Cop-30 que será realizada em Belém e trará visitantes para todo o estado.
O titular da Semtur e Sicom, Caetano Reis, explica que a reunião serve para unificar as ações para que haja um veraneio mais seguro.
“Estamos aqui com a expectativa de orientar como vai ser a travessia, o retorno, questão do uso de colete, questão de todas as normas de segurança, para que a gente tenha uma tranquilidade nesse veraneio aqui na cidade, que é bastante procurado inclusive. Muita gente vem de férias para Marabá, porque é daqui, mas não mora aqui. Então aumenta-se o fluxo de pessoas que vão ficar transitando aqui e a praia, querendo ou não, é a atração principal no mês de julho. Estamos fortificando esse trabalho”.
O vice-prefeito, Luciano Dias, explica que a reunião serviu para um primeiro alinhamento de todo o processo de conhecimento e planejamento do que vai acontecer no veraneio 2023 na Praia do Tucunaré.
“A partir do momento que se planeja, que se orienta, organiza-se muito melhor e traz-se informações mais seguras para os turistas que irão, seja para o nosso próprio público marabaense, seja para o público de fora que vem visitar nossa cidade no mês de julho. Essa reunião é fundamental para que a gente possa estabelecer todos os parâmetros necessários para que a gente oriente bem a população e principalmente, promova segurança para eles durante o veraneio”, pontua.
O barqueiro José Júlio Pereira, conhecido como seu Zuza, trabalha com travessia para a praia há 26 anos e já é licenciado pela Marinha há mais de 20. Ele considera que a reunião é importante para que tudo seja feito com organização.
“É bom para termos uma base de segurança com as autoridades, ter uma conferência de coletes na canoa, conferir as canoas de quem tem possibilidade de trabalhar e quem não tem. A gente fica satisfeito porque os outros vão ver que é uma coisa com respeito, que vamos ter que ter moral sobre nosso trabalho. Só tenho a agradecer”, comenta José.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes