SEMTUR: Marabá sedia o Workshop Desenvolvimento e Gestão Municipal do Turismo

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR), com apoio dos conselhos regionais de Turismo, promove nos dias 21 e 22 deste mês, no auditório do Sebrae, situado na Folha 28, Nova Marabá, o workshop Desenvolvimento e Gestão Municipal do Turismo, objetivando informar sobre o Programa de Regionalização do Turismo e outras situações relativas ao tema.

Segundo Isis Mourão, assessora da Secretaria de Turismo de Marabá, o evento que acontece pela manhã e tarde, nos dois dias, tem como público-alvo gestores de turismo das secretarias municipais de Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Juventude e Lazer, Educação, Assistência Social, dentre outras, dos 12 municípios do Polo Turístico da Região de Carajás.

Além dos gestores e conselheiros de Turismo, estão convidados os empreendedores do setor de turismo e seus segmentos, que fazem parte da cadeia econômica do turismo como hotéis, bares, restaurantes e similares; agentes de viagens  e transportes; organizadores de eventos; casas noturnas e de entretenimentos.

E ainda, entidades gestoras do terceiro setor impactadas pelo turismo, associações de grupos artísticos, artesãos, ambulantes, barraqueiros, garçons, camareiros, piloteiros, guias de turismo, recepcionistas de hotel, organizadores e promotores de eventos.

Também de acordo com Ísis, o mapa do Turismo no Pará era composto de seis grandes polos turísticos, onde Marabá fazia parte do Polo Araguaia Tocantins com outros 45 municípios, a partir da portaria nº 164/2019, o novo ordenamento das regiões turísticas do Estado do Pará, que fará parte do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, o Estado passou a ter 14 regiões turísticas, com Marabá fazendo parte da região Carajás, agora com o total de 12 municípios.

Veja a programação:

Dia 21/11 (quinta-feira)

08:00 – Credenciamento

08:30 – Mesa de Abertura

09:00 – Apresentação do Vídeo Institucional (MTur): Turismo Meu Negócio Gera Empregos.

09:15 – Apresentação do Programa de Regionalização do Turismo – (Ministério do Turismo/SETURPA). Palestra: O Papel das Instâncias de Governança Regionais – IGR’S e a formalização das Regiões Turísticas do Pará.

10:45 – O Novo Mapa do Turismo Brasileiro (2019-21) e Categorização Municipal

14:00 – Ferramentas de gestão e as Políticas municipais de turismo

15:00 – Palestra: Apoio a estruturação de produtos turísticos regionais e municipais. – Sensibilização e orientação para o cadastro de empreendimentos turísticos – CADASTUR. – Calendário de Eventos Municipais e Edital da SETUR para patrocínio.

16:00 – Plataforma + Mais Brasil.

17:00 – Apresentação da FITA 2020.

Dia 22/11 (sexta-feira)

08:00 – Apresentação de PARAUAPEBAS Cidade Anfitriã da FITA 2020.

09:00 – Reunião Interlocutores Regionais e Gestores Municipais de Turismo da Região Turística do Carajás. – Apresentação de Bom Jesus do Tocantins; – Apresentação de Brejo Grande do Araguaia; – Apresentação de Eldorado do Carajás; – Apresentação de São Domingos do Araguaia; – Apresentação de São Geraldo do Araguaia; – Apresentação de São João do Araguaia;

14:00 – Planejamento próximos passos da Região Turística do Carajás.

18:00 – Considerações finais e Encerramento.

Observação: Todos os participantes terão direito a certificado de participação.

Mais informações pelos fones: 94-98112944 (Isis) ou 94 – 981861200 (Giovanna)

Texto: João Batista
Foto: Arquivo/ Jordão Nunes

Acessibilidade