Semtur: Curso de observação de aves fomenta o ecoturismo
As aulas práticas do curso serão realizadas no Parque Zoobotânico e em um sítio às margens do Rio Itacaiúnas. Os participantes receberão certificado.
Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Turismo de Marabá (Semtur) realiza o curso de observação de aves, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). O objetivo do curso é formar condutores que saibam identificar as espécies da região e promover um turismo mais leve, de contato com a natureza.
Ísis Mourão, coordenadora de Turismo da Semtur, ressalta a importância da formação para o fomento ao turismo local, pontuando que há interesse de pessoas da região para a prática de observação de aves.
“A gente percebe que hoje é crescente o segmento de turismo e natureza, que é o mercado do ecoturismo, das pessoas trabalharem como condutores dentro desse processo, que é estar perto da natureza. Marabá hoje tem esse potencial, tem essa vertente, que sinaliza a demanda de pessoas à procura desse curso de observação de aves”, avalia.
O curso é dividido em aulas teóricas e práticas e é ministrado por Beatriz Cirino, bióloga e especialista em ornitologia, área da zoologia voltada ao estudo das aves. Os participantes recebem informações sobre características físicas, geográficas, distribuição e migração das aves na região, além de saber como realizar a atividade de observação, educação ambiental, rentabilização e o potencial de Marabá nesse aspecto.
“A gente está tentando trazer um pouco de conscientização ambiental. Acho que as aves podem ajudar a gente a entender como que a gente pode preservar o meio ambiente e, além de preservar, a gente vai conseguir rentabilizar com isso. A gente tem vários retornos com a observação de aves, além de uma satisfação pessoal. É uma atividade bastante prazerosa”, destaca Beatriz Cirino.
Milena Rosa é estudante de química e soube do curso por meio das redes sociais. Ela, que já é formada em gestão ambiental, logo teve interesse em realizar a formação. “É algo que eu gosto. A nossa região tem bastante preservação, com bastante aves nativas, a gente tem um bioma imenso. Então, pode atrair turistas para a cidade”, ressalta.
Já o Edvan Abreu, que é técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), já havia participado do curso de trilhas realizado, no ano passado, pela Semtur com a Setur, e viu no curso de observação de aves uma oportunidade de ampliar os conhecimentos.
“É uma complementação do curso de trilhas e eu gosto. Fiz o curso de trilhas e caminhada. Eu gosto de estar no mato, natureza, faz parte, me distraio. O importante é divulgar a nossa região para chamar o turista para cá, que a gente tem atrativo e também divulgando a conscientização, divulgando a preservação, que a gente tem aqui tudo isso para oferecer”, comenta.
O curso de observação de aves foi criado em 2020, como uma ementa da Setur e surgiu a partir de demandas de pessoas que já trabalhavam na área do ecoturismo. O curso já foi realizado em cidades como Itaituba, Santarém, Soure e Parauapebas. Regina Pereira, técnica de planejamento em turismo da Setur, explica a importância da formação.
“Então, viu-se a necessidade de ter cursos ligados mais à questão da natureza, a questão de observação de aves. Eram pessoas que já trabalhavam em torno de unidades de conservação. O objetivo é levar conhecimento específicos de técnicas de observação de aves”, afirma.
As aulas práticas do curso serão realizadas no Parque Zoobotânico e em um sítio às margens do Rio Itacaiúnas. Os participantes receberão certificado. Nesta quinta (19), tem aula de observação de aves pelo rio e na sexta (20), trilha no Parque Zoobotânico.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e divulgação