Semtur: Marabá sedia seminário regionalizado de turismo
Menos da metade dos 5.568 municípios brasileiros fazem parte do Mapa de Turismo Brasileiro, principal instrumento do Programa de Regionalização do Turismo no Brasil. Quem fica de fora da lista deixa de captar recursos federais e estaduais, que poderiam ser investidos para expandir a atividade no município e melhorar a economia local.
Para mudar esse cenário no Pará, nesta semana, a Secretaria de Estado de Turismo iniciou os seminários regionalizados de turismo. A primeira região turística a receber o evento foi a de Carajás, que contempla dez municípios do sudeste do Pará, entre eles Marabá, que está sediando o encontro de facilitadores, conselheiros e gestores municipais de turismo.
A programação será realizada de 30 a 31 de maio, no auditório da Associação Comercial de Marabá (Acim), na Marabá Pioneira. Nesta terça-feira, 30, estiveram presentes no evento representantes dos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Piçarra, São Geraldo do Araguaia, Palestina do Pará e Bom Jesus do Tocantins.
Para Caetano Reis, recém-empossado para chefiar a Secretaria Municipal de Turismo, o fato de Marabá receber a demanda já demonstra o potencial turístico da cidade para a região. “Estamos começando a conhecer a pasta de Turismo e a própria equipe que a Prefeitura tem, é muito boa, e por isso nos credencia a receber esse tipo de evento para trocar experiência com outras secretarias de Turismo dessa região de Carajás”, disse o gestor.
Ísis Mourão, coordenadora de Turismo em Marabá, destacou que o principal desafio é sensibilizar os gestores da área sobre o potencial do turismo para a economia local. “Hoje a tarefa é, através da Secretaria de Estado que está aqui ministrando esse seminário, ajudar a construir os planos de trabalhos dos conselhos municipais”, explicou.
De acordo com o técnico de Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Turismo e interlocutor no Programa de Regionalização de Turismo, Cleber Nunes, participar do seminário em Marabá é um importante passo para estar inserido no Mapa do Turismo Brasileiro.
“O Estado já teve mais de 50 municípios inseridos, só que vai variando porque, anteriormente, ele mudava a cada dois anos, agora ele é aberto o ano todo para que o município se credencie junto ao sistema nacional. No caso de quem fica de fora, nem o Estado consegue atrair recursos públicos federais para o município. O nosso trabalho, então, é justamente fazer com que os municípios estejam constantemente dentro do mapa, com o cadastro atualizado”, explicou o técnico.
Intercâmbio ajuda a integrar a região
A presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas, Aglaudene Sarmento, foi uma das participantes do primeiro dia do evento. Segundo ela, seminário possibilita a troca de experiência entre os representantes municipais.
“Eu acho importante porque, apesar de estarmos todos na mesma região turística, a de Carajás, cada município tem a sua peculiaridade. Existe em São Geraldo o que não tem em Parauapebas. Existe em Marabá o que não dispomos em Parauapebas. Por exemplo, Marabá tem praia, Parauapebas tem cachoeira e observação de aves. Às vezes, o turista vai pra um município conhecer algo e decide ‘esticar’ o passeio para outra cidade da região”, destacou.
Reginaldo Pires, coordenador de Turismo de Canaã dos Carajás, também comentou sobre os benefícios desse intercâmbio. “A gente acredita que esses trabalhos de regionalização são muito importantes porque varia a capacidade turística de um município para outro. Então, esses encontros são muito importantes para que fomente, leve informações para os gestores públicos, para que entendam como é importante o turismo na nossa região”, disse.
O que é o Mapa do Turismo?
O Mapa do Turismo Brasileiro é o principal instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal. Os municípios que fazem parte da estratégia são considerados áreas prioritárias a serem trabalhadas pelo Ministério do Turismo no âmbito das políticas públicas.
Atualmente, 2.545 municípios brasileiros estão inseridos no mapa, o equivalente a 45,7% das 5.568 cidades brasileiras. Ele divide os Estados em regiões turísticas. No Pará, existem 11 regiões turísticas, sendo a de Carajás a que possui a maior quantidade de municípios participantes do mapa. São eles: Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Bom Jesus do Tocantins e São João do Araguaia.
Para aderir à ferramenta é preciso atender alguns critérios, como ter um órgão oficial de turismo e conselho ativo, participar da Instância de Governança Regional, possuir orçamento para a área e ter um prestador de serviço inscrito no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
Texto: Aretha Fernandes
Fotos: Secom