SEPLAN PROMOVE 1º FÓRUM DE MOBILIDADE URBANA DE MARABÁ
Hoje (1º), o plenário da Câmara Municipal foi palco do 1º Fórum de Mobilidade Urbana de Marabá, que teve o objetivo de apresentar a atual situação da mobilidade na cidade e buscar sugestões para melhorias na área. O Plano de Mobilidade, que está sendo chamado de MOB Marabá, será incorporado ao Plano Diretor, deverá nortear a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no município.
A proposta de Marabá, segundo Karan El Hajjar, secretário municipal de Planejamento, é desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, com foco nas pessoas acessibilidade e qualidade de vida, a partir de um planejamento multidisciplinar, combinando infraestrutura, mercado, serviços, informações e promoção e que tenha um aumento gradual de eficiência e otimização, que será periodicamente avaliado.
Ainda de acordo com Karan, a sociedade deve contribuir para a melhora da complexa mobilidade do município, pensando tanto no aumento da população, que quase dobrou nos últimos 10 anos, quanto da frota em circulação, que no mesmo período passou de cerca de 36 mil para mais de 108 mil veículos registrados em Marabá, de acordo com estatística do DMTU. “Há uma desproporção gigantesca entre o aumento da população e o da frota, que chega próximo a 200%”, conclui Karan.
Para o secretário de Obras, Fábio Moreira, o Plano de Mobilidade já está em curso. Ele cita, por exemplo, que tem mapeado os pontos de maior circulação de pessoas para fazer as adaptações de calçadas. A recuperação do calçamento na Rodovia Transamazônica, no núcleo Cidade Nova já é resultado do plano, assim como a reforma de pontos de parada de ônibus, com abrigo adequado aos usuários do sistema público de transporte.
Também está planejada a melhoria das calçadas na área do comércio da Marabá Pioneira e, na Cidade Nova, a extensão do trabalho deve chegar até o aeroporto da cidade. No Fórum também foi anunciado que a construção de um terminal de integração rodoviária está em fase avançada de negociação com o prefeito Tião Miranda. A estrutura deve contribuir para a mobilidade de quem precisa circular entre os bairros de Marabá, fazendo com que um passageiro da Cidade Nova, por exemplo, chegue mais rápido ao distrito Morada Nova, pagamento apenas uma passagem.
Além dos servidores já citados, um público de aproximadamente 70 pessoas prestigiou o Fórum da Mobilidade, dentre as quais o também secretário municipal Ricardo Pugliese e o vereador Tiago Koch.