Setembro Amarelo: CAPS e SMS participam de ação de prevenção ao suicídio
O Centro de Atendimento Psicossocial de Marabá (CAPS II), em parceria com a Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM) estão com programação especial para este mês de setembro. Na última quinta-feira (12) as ações aconteceram na Faculdade Carajás. Dentre os atendimentos, houve palestras, atendimento de escuta e a exposição Nise da Silveira denominada “Do manicômio à Rede de Atenção Psicossocial”.
Adriana Tábata, coordenadora do CAPS, informou que nesse período de campanha, a procura por atendimento aumenta lá no centro devido a intensidade de divulgação sobre o tema. O número de acolhimento subiu de 10 para 20, só este mês. De acordo com ela o setembro amarelo é uma campanha de prevenção, que valoriza o cuidar da saúde mental, evitando que o problema evolua para a doença mental.
“É chamar atenção das pessoas para o quanto é importante olhar para os outros e pela sua família. A prevenção ao suicídio precisa ser falada, ainda há muitos tabus, questões religiosas, até algum tempo atrás ninguém queria falar, quando surgia um caso as pessoas queriam esconder, mas quando isso acontece, não ajuda”, comenta a coordenadora.
No ciclo de palestras foram tratados os temas: “Em tempos de correria, como manter a saúde mental”, “Transtorno de personalidade de instabilidade emocional Bordelline/Comportamentos autodestruitivos” e “Tentativa de suicídio, uma emergência psiquiátrica”.
A programação do CAPS seguirá durante todo o mês. No dia 18, está marcada uma ação de rua para abordagem e orientações de pessoas sobre o suicídio. A ação acontecerá pela manhã, na Velha Marabá. Já no dia 27, as ações serão nas escolas públicas onde haverá capacitação para os professores.
Texto: Leydiane
Fotos: Paulo Sérgio