Setembro Amarelo: CAPS encerra programação com caminhada à Câmara dos Vereadores
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III realizou nesta quarta-feira (30) o encerramento das ações especificas para o Setembro Amarelo. Foi organizada uma concentração na Praça do Idoso, Cidade Nova e contou com apoio da Faculdade Carajás, Unifesspa e funcionários do CAPS.
A ação começou as 8h com apresentação da Banda do Exército. Também foi realizada uma aula de zumba e a a abordagem e panfletagem da população para conscientizar sobre a importância dos cuidados com saúde mental e a prevenção ao suicídio. Dali foi realizada uma caminhada até a Câmara Municipal aonde foi entregue para os vereadores os subsídios para a regulamentação da lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestava de serviço de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica, visando orientar o sistema educacional do município.
“É um projeto que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica. É mais uma forma de buscar fortalecer a rede dentro do municípioReafirmando a política nacional de saúde mental que te por objetivo consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária”, explica Morgana Lobo, coordenadora do CAPS. Na avaliação dela o ato cumpriu o seu propósito. “Falamos com as pessoas, fomos recebidos por dois vereadores, Ronaldo da 33 e Cabo Rodrigo e acho que cumprimos o nosso objetivo com essa ação.
É importante ressaltar que o CAPS trabalha com o tema de depressão e suicídio durante todo o ano. “Setembro Amarelo é apenas um mês aonde o tema recebe mais destaque. Mas o CAPS atua com pacientes severos e persistentes o ano inteiro. E o cuidado com o tema tem que ser constante”, reforça.
Morgana Lobo, coordenadora do CAPS.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação